Início Controle de Espaço Aéreo

DECEA realiza 6º Ciclo de Seminários da Cátedra de Meteorologia Aeronáutica

Imagem: Victor Freitas, via Pexels

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) promoveu, nos dias 22 e 23 de junho, o VI Ciclo de Seminários da Cátedra de Meteorologia Aeronáutica.

Fruto de uma parceria entre a organização, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade da Força Aérea (UNIFA), a sexta edição do ciclo foi realizada em formato híbrido: no auditório do Subdepartamento de Operações (SDOP) do DECEA e por videoconferência.

O evento reuniu autoridades, professores, pesquisadores e alunos de pós-graduação de Meteorologia Aeronáutica em dois dias de palestras e debates.

Aberto pelo chefe da Divisão de Normas do SDOP, Coronel Especialista em Meteorologia Felipe Do Souto De Sa Gille, ao longo de dois dias de palestras o ciclo apresentou a evolução dos trabalhos desenvolvidos às autoridades do DECEA e aos integrantes do Comitê Científico da Cátedra de Meteorologia, formado por doutores em Meteorologia Aeronáutica do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e da UFRJ.

Voltado a um público especializado da Academia e do Mercado (alunos do curso de Meteorologia das diversas universidades do país, integrantes de empresas aéreas, entre outros), o evento dispôs de palestras que abordaram as temáticas de trabalhos de conclusão de curso dos alunos.

A Cátedra de Meteorologia Aeronáutica é um convênio firmado entre o DECEA, a UFRJ e a Universidade da Força Aérea (UNIFA) com objetivo de capacitar oficiais previsores da Aeronáutica em cursos de Mestrado e Doutorado. Os ciclos de seminários são promovidos semestralmente, geralmente em junho e dezembro, no intuito de monitorar os trabalhos realizados no âmbito da Cátedra.

A iniciativa já viabilizou formações de doutores e mestres, cujas pesquisas estão sendo acompanhadas pelo Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA) com o propósito de operacionalização.

Atualmente, vêm sendo disponibilizadas duas vagas para mestrado e uma para doutorado, a cada ano, para os oficiais especialistas em meteorologia. O convênio foi firmado por cinco anos (2018 -2022) e poderá ser renovado.

Informações do DECEA

Sair da versão mobile