Decola o 1º voo do novo caça F-39E Gripen da FAB no Brasil

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Decolou no início da tarde desta quinta-feira, 24 de setembro, o primeiro voo de um caça SAAB F-39E Gripen no Brasil, o novo modelo que integrará o arsenal da Força Aérea Brasileira (FAB).

SAAB Gripen Decolagem Navegantes
Imagem: SAAB

Conforme você acompanhou ao longo deste mês de setembro, essa primeira unidade do Gripen foi trazida ao Brasil através de um navio, para continuar em nosso país os testes de voo iniciados na Suécia, na parceria entre a fabricante SAAB e a brasileira Embraer.

O modelo foi escolhido no Programa FX-2 para modernização da FAB, que em breve precisará aposentar os antigos caças F-5, em um acordo de transferência de tecnologia. A Embraer enviou pessoal técnico à SAAB durante o desenvolvimento da aeronave, e agora os trabalhos continuarão na unidade de Gavião Peixoto, no interior de São Paulo.

O Gripen chegou ao país através do Porto de Navegantes no domingo, 20 de setembro, foi transladado por terra até o aeroporto da mesma cidade e, desde então, foi preparado para a decolagem desta quinta-feira.

A partida do Aeroporto de Navegantes, que você vê abaixo no vídeo oficial da SAAB e no vídeo disponibilizado pelo leitor Wanderlei Rode, ocorreu logo após as 14h00 e o F-39E prosseguiu direto para Gavião Peixoto.

Apesar de um longo período de testes pela frente, o jato já será apresentado oficialmente ao público em uma cerimônia especial na cidade de Brasília (DF). Veja mais detalhes clicando aqui.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias