Decola o primeiro voo comercial da história operado por um Airbus A330-800

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Pela primeira vez na história da aviação comercial, um Airbus A330-800 foi empregado em um voo de passageiros. O voo histórico, e que será lembrado futuramente, ocorreu na sexta-feira, 20 de novembro de 2020 na rota regular entre o Kuwait e Dubai (KU-671), operada pela Kuwait Airways.

O jato é considerado muito raro por ter recebido apenas um punhado de encomendas e de companhias aéreas de segunda linha como Kuwait Airways (8), Uganda Airlines (2) e Air Greenland (1) – há ainda outros três encomendados por um cliente ainda anônimo. O primeiro exemplar foi entregue em outubro à companhia do Oriente Médio, mas vinha em fase de testes e preparação de tripulação antes de entrar na malha aérea.

Segundo os dados do sistema de rastreamento de voos FlightRadar24, o voo inaugural durou uma hora e quatro minutos.

O A330-800 é a versão menor do A330neo que, por sua vez, é uma versão modernizada do muito bem-sucedido A330, equipado com novos motores e asas. O equipamento é, portanto, consideravelmente mais econômico do que seu antecessor. Equipado com os motores Rolls-Royce Trent 7000 e apresentando uma nova asa com envergadura aumentada e Sharklets inspirados no A350 XWB, o A330neo oferece um nível de eficiência com consumo de combustível 25% menor por assento do que os concorrentes da geração anterior.

Sendo o menor, ele tem uma capacidade de passageiros relativamente baixa para um widebody (235 assentos), em contrapartida tem uma autonomia de voo de 15.000 quilômetros. O A330neo da Kuwait Airways acomodará 32 camas totalmente planas na Classe Executiva e 203 assentos espaçosos na Classe Econômica, ao mesmo tempo que oferece um grande porão de carga capaz de acomodar generosas bagagens de passageiros.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Passageira Terminal Embarque Aeroporto

Dicas para uma viagem aérea segura e sem surpresas em meio...

0
Importantes dicas para que o passageiro saiba como agir, desde o planejamento da viagem até sua volta, evitando suspresas e imprevistos.