Decolagem e queda do Fokker 100 foram filmadas, veja o vídeo

Uma câmera de segurança capturou toda a sequência do acidente do Fokker 100 da companhia Bek Air no último dia 27 de dezembro, permitindo uma noção mais clara dos fatos, o que deve colaborar sobremaneira para as investigações.

Vídeo Acidente Fokker 100 Bek Air

Antes da divulgação do vídeo, tudo que se sabia era que o voo Bek Air 2100 decolou da maior cidade do Cazaquistão, Almaty, para a capital Nursultan às 06h21 e caiu logo após a decolagem, ao lado direito da pista 05 do aeroporto.

Adicionalmente, dados do FlightRadar24 (que não são os mais precisos, mas mostram tendências) indicaram que o jato teria chegado a atingir um pouco mais de 2300 pés de altitude, pouco acima da altitude de 2230 pés do aeroporto, tendo provavelmente saído do chão por alguns instantes antes do impacto com o muro.

Agora, as imagens da câmera de segurança confirmam as suspeitas.

Apesar da gravação noturna e distante, no canto superior direito é possível notar desde o começo do vídeo as duas luzes, uma em cada asa, vindo de frente, permitindo acompanhar a atitude e a altitude do Fokker 100.

Veja que o jato já levanta a asa esquerda ainda durante a corrida de decolagem, demonstrando que algo atrapalhava a estabilidade do voo. Ganhando uma pequena altitude, já em direção à câmera e não mais alinhado com a pista, o Fokker ameaça retomar o nivelamento das asas por alguns instantes, até que volta a apresentar tendências de rolar para a direita.

Poucos segundos após deixar a pista, a aeronave perde a pouca altitude que havia alcançado, bate no solo e há uma pequena explosão. O Fokker 100 segue escorregando pela neve até atingir estruturas na lateral do terreno. Confira a seguir as imagens:

Confira mais detalhes do acidente da semana passada na matéria a seguir, ou clicando neste link, e mais abaixo relembre o impressionante vídeo da marcante queda do Boeing 747 da National Cargo.

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é Editor-Chefe do AEROIN.