Decolagem e queda do Fokker 100 foram filmadas, veja o vídeo

Uma câmera de segurança capturou toda a sequência do acidente do Fokker 100 da companhia Bek Air no último dia 27 de dezembro, permitindo uma noção mais clara dos fatos, o que deve colaborar sobremaneira para as investigações.

Vídeo Acidente Fokker 100 Bek Air
Cena do vídeo que você vê abaixo nesta matéria

Antes da divulgação do vídeo, tudo que se sabia era que o voo Bek Air 2100 decolou da maior cidade do Cazaquistão, Almaty, para a capital Nursultan às 06h21 e caiu logo após a decolagem, ao lado direito da pista 05 do aeroporto.

Adicionalmente, dados do FlightRadar24 (que não são os mais precisos, mas mostram tendências) indicaram que o jato teria chegado a atingir um pouco mais de 2300 pés de altitude, pouco acima da altitude de 2230 pés do aeroporto, tendo provavelmente saído do chão por alguns instantes antes do impacto com o muro.

Agora, as imagens da câmera de segurança confirmam as suspeitas.

Apesar da gravação noturna e distante, no canto superior direito é possível notar desde o começo do vídeo as duas luzes, uma em cada asa, vindo de frente, permitindo acompanhar a atitude e a altitude do Fokker 100.

Veja que o jato já levanta a asa esquerda ainda durante a corrida de decolagem, demonstrando que algo atrapalhava a estabilidade do voo. Ganhando uma pequena altitude, já em direção à câmera e não mais alinhado com a pista, o Fokker ameaça retomar o nivelamento das asas por alguns instantes, até que volta a apresentar tendências de rolar para a direita.

Poucos segundos após deixar a pista, a aeronave perde a pouca altitude que havia alcançado, bate no solo e há uma pequena explosão. O Fokker 100 segue escorregando pela neve até atingir estruturas na lateral do terreno. Confira a seguir as imagens:

Confira mais detalhes do acidente no título a seguir, ou clicando neste link.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Após os problemas recentes em aeroportos, SNA lança campanha contra agressão...

0
A intenção é convocar empresas aéreas e administradoras aeroportuárias para debater o que pode ser feito para preservar os profissionais.