Com partida às 7h47, British Airways faz amanhã o último voo do Boeing 747

ATUALIZADO em 7 de outubro às 12h20: a empresa atualizou os planos, a decolagem ocorrerá pouco depois das 8h da manhã, mas a partida das duas aeronaves acontecerá às 7h47 (horário em que deixarão os gates para iniciar o cerimonial e táxi para decolagem).

Foto de Benito Latorre (IM – cedida) em 2016

A British Airways resolveu não deixar que a despedida de sua mais simbólica aeronave passe despercebida. Depois anunciar que os dois últimos Boeings 747-400 da empresa fariam uma decolagem simultânea no último dia de operação, em 8 de outubro, a companhia agora planeja preservar uma das aeronaves para visitação pública dos amantes do jumbo.

Na semana passada, a BA divulgou que a aeronave G-CIVB fará uma decolagem simultânea com o G-CIVY no Aeroporto de Heathrow, em Londres. O sistema de pistas do complexo aeroportuário permite operações do tipo e a manobra seria uma homenagem às duas últimas “Queen of the Skyes” remanescentes da companhia.

Inicialmente, as aeronaves deveriam seguir ao triste destino da desmontagem, após a aposentadoria. No entanto, pelo menos uma delas deve ter um tratamento mais digno. O G-CIVB deve ser preservado no Aeroporto de Cotswold, na região de Kemble, onde as demais aeronaves estão sendo desmontadas.

O G-CIVB foi um dos três Boeing 747-400 que recebeu uma pintura especial retrô da British Airways no ano passado. A companhia aérea repintou quatro aviões para comemorar os 100 anos desde o primeiro voo de sua antecessora, a Aircraft Transport and Travel.

A partida simultânea dos B747-400 da BA está marcada para às 7h47 (horário britânico) desta quinta-feira, 8 de outubro. A decolagem deve ocorrer pouco após as 8h00 da manhã (4h de Brasília). Os planos acima apenas serão cumpridos se a meteorologia permitir.

Fabio Farias
Jornalista e curioso por natureza. Passou um terço da vida entre aeroportos e aviões. Segue a aviação e é seguido por ela.

Veja outras histórias