Ao decolar, A320 da Avianca é danificado por asfalto da pista em más condições

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um Airbus A320 da Avianca teve importantes danos em sua cauda, em incidente durante uma preocupante ocorrência de asfalto se soltando de uma pista em más condições.

Incidente Asfalto Pista Danos Cauda A320 Avianca
Cauda do A320 danificada – Imagem: AvHerald

Avião Airbus A320 Avianca Retro Livery
O Airbus A320 envolvido no incidente – Imagem: Divulgação Avianca

Segundo informações levantadas pelo The Aviation Herald (AvHerald), a aeronave envolvida foi o Airbus A320 registrado sob a matrícula N284AV, que desde o final de 2019 ganhou a pintura retro de comemoração dos 100 anos da Avianca.

O jato realizava o voo de número AV-8598, de Pasto para Bogotá, ambas na Colômbia, na última quarta-feira, 28 de outubro, e estava girando para decolar de Pasto quando sofreu danos na superfície inferior do estabilizador horizontal direito e no profundor.

A tripulação não tomou ciência dos danos, subindo até o nível de voo FL340 (34 mil pés, ou 10,3 km) e prosseguindo com seu voo até o pouso em Bogotá, cerca de uma hora depois, sem mais incidentes. Só então descobriu-se que o A320 estava danificado.

FlightRadar24 Voo A320 Avianca Danificado Asfalto Pista
O A320 voando a 34 mil pés após o incidente – Imagem: FlightRadar24

Incidente Asfalto Pista Danos Cauda A320 Avianca
Detalhes dos danos no A320 – Imagem: AvHerald

Incidente Asfalto Pista Danos Cauda A320 Avianca
Imagem: AvHerald

Os registros do site de rastreamento FlightRadar24 mostram que a aeronave permanece fora de serviço no solo de Bogotá até a publicação desta matéria, dois dias após o incidente. Ela só deve retornar aos voos depois do reparo ou substituição das chapas danificadas, e de estruturas internas, caso inspeções revelem algum dano subjacente às chapas.

De acordo com NOTAM (informações operacionais emitidas para orientação dos aeronavegantes) de Pasto, a pista está sendo fechada diariamente entre 19h00Z e 11h00Z desde 9 de setembro de 2020, com estimativa de continuidade até 8 de dezembro, o que pode indicar obras de reparo na pista.

Ainda segundo o AvHerald, fontes locais relatam que a superfície asfáltica da pista 20/02 em Pasto está se desfazendo, e o estabilizador horizontal foi atingido pelos pedaços de asfalto assim que a aeronave girou para decolar.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Muitos dos funcionários do novo vídeo de segurança da American foram...

0
No dia 1 de dezembro, a American Airlines lançou um novo vídeo de segurança a bordo dos aviões, que são aqueles apresentados no momento