Início Empresas Aéreas Definida a cidade onde ficará o Boeing 727 adquirido por ex-funcionários da...

Definida a cidade onde ficará o Boeing 727 adquirido por ex-funcionários da VARIG

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

O Boeing 727 arrematado – Imagem: Santayana Leilões

Mais um grande passo foi dado na última semana para a preservação de um ícone da história da aviação brasileira, com o anúncio de que o Boeing 727 PP-VLD, que voou pela VARIG e foi arrematado em leilão por ex-funcionários da companhia, teve definido o lugar em que será exposto após o fechamento de uma importante parceria comercial.

Relembrando os capítulos anteriores

A trajetória da preservação do clássico trijato começou em outubro do ano passado, quando um anúncio de leilão repercutiu pela internet ao mostrar que o Boeing 727-100F que voou na VARIG sob a matrícula PP-VLD estava abandonado em um terreno e prestes a ser entregue ao ferro-velho que pagasse o melhor valor por ele.

Diante do fato, um grupo de ex-funcionários da antiga companhia aérea brasileira começou uma mobilização para salvar aquele pedaço de história. O que e como seria feito depois eles ainda não sabiam, mas o importante era que uma colaboração entre várias pessoas permitiria que o avião fosse arrematado sem que ninguém precisasse desembolsar um valor muito alto.

Liderados pelo ex-Engenheiro de Voo da empresa Rubem Oscar Burger, os “Variguianos” se organizaram e conseguiram arrematar a aeronave, ainda em outubro, por R$ 85 mil, após 40 lances a partir do preço inicial de R$ 40 mil.

O PP-VLD foi parte de uma encomenda de 727-100 original da VASP, mas entregue à Varig em 1970. Anos depois, já em 1989, o trijato de passageiros foi convertido para cargueiro e repassado para a divisão de cargas da empresa, a Varig Carga.

Avião Boeing 727-100 VARIG
O PP-VLD na VARIG – Imagem: Pedro Aragão / CC BY-SA 3.0 GFDL, via Wikimedia Commons

Posteriormente, a empresa se tornaria VarigLog e o jato voaria até 2006, sendo estocado em Porto Alegre até este novo capítulo de sua história iniciado em outubro de 2020.

Após ter conseguido ficar com a aeronave, o grupo passou a um novo e mais complexo desafio. Construir um projeto de restauração e exposição pública do Boeing 727, e o mais importante, levantar meios financeiros para isso.

Assim, os novos responsáveis pelo avião, ainda liderados por Rubem, montaram o Grupo VARIGVIVE para buscar apoio, além de lançar uma “vaquinha” para que todos os interessados em ajudar com os custos da desmontagem e do transporte do PP-VLD pudessem colaborar. Por sinal, o projeto de arrecadação continua aberto, e quem quiser fazer parte dessa história pode dar seu apoio no Kikante clicando aqui.

Cerca de duas semanas atrás, Rubem até divulgou uma atualização sobre como está o andamento do processo de desmontagem. Ouça suas palavras a seguir:

Cauda do 727 sendo desmontada – Imagem: Rubem Bürgel

Plaqueta de identificação do 727 – Imagem: Rubem Bürgel

Parceria e definição de destino do Boeing 727

Finalmente, após 3 meses desde o leilão, o projeto VARIGVIVE, que além de ter a aeronave também pretende ser um memorial da companhia, ganha mais um apoio importante em sua caminhada para a consolidação do objetivo. Uma parceria comercial foi fechada em Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul, acompanhada da definição do lugar em que o avião será exposto.

Segundo reporta o portal local A Ponte, um grupo de empreendimentos imobiliários da cidade gaúcha se reuniu no dia 21 com Rubem e outros integrantes da administração do projeto, além do prefeito, vice-prefeito e secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Nova Petrópolis, para assinatura do Memorando de Entendimento.

A área escolhida, que conta com terreno já em fase inicial de obras para a instalação, fica próxima à estrada RS-235, entre o bairro Vale Verde e a localidade de Linha Imperial.

NOVA PETRÓPOLIS TERÁ EMPREENDIMENTO TURÍSTICO COM AVIÃO DA VARIG A Associação VARIGVIVE e o Grupo H2 confirmaram nesta…

Publicado por Jornal A Ponte em Sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Ficamos muito felizes com mais esse avanço nos planos construídos para este Boeing 727, e continuaremos acompanhando a evolução dos fatos para trazer a você, leitor, mais novidades assim que elas surgirem. Caso você queira participar com alguma contribuição ao projeto, deixamos aqui novamente o link do Kikante, clicando aqui.

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.