Delta compra Boeings 737-900ER usados após adquirir os jatos A350 da LATAM

A busca por boas ofertas em aviões usados continua na Delta Air Lines, que agora teria adquirido quase uma dezena de jatos Boeing 737 de segunda mão.

Após o primeiro dos Airbus A350 ex-LATAM ter chegado nos EUA e registrado no nome da Delta, mais aviões usados chegarão em breve para a companhia, segundo reporta Jon Ostrower, do site The Air Current.

A empresa americana já tem uma fama de adquirir aviões mais antigos, utilizando-os até quase o final da sua vida útil. Um bom exemplo disso é a frota de jatos Boeing 717, que foi adquirida em 2013 por uma pechincha da AirTran, após a venda da última para a concorrente Southwest Airlines.

Nesse caso, o 717 teve como base o projeto da década de 60 do Douglas DC-9, que mais tarde evoluiria para o McDonnell Douglas MD-80/90, amplamente usado pela Delta. A compra de oportunidade feita em 2013, e depois aumentada em 2015 com uma dezena de 717 da Blue1, tinha o objetivo de aproveitar fim da vida dos jatos, que voam até hoje e serão aposentados em 2025.

Agora, a história se repete com o 737-900ER, do qual, segundo o The Air Current, serão 29 unidades usadas oriundas da Lion Air da Indonésia. Uma curiosidade é que a Lion Air foi a cliente de lançamento do 737-900ER.

A Delta, por sua vez, foi a segunda empresa aérea do mundo a adquirir mais jatos desse modelo, ficando com apenas seis unidades a menos que a concorrente United Airlines. Agora, o jogo tende a virar, come a Delta se tornando a maior operadora do 737-900ER no mundo, com 159 jatos, ante 136 da United. Não foi divulgado quando os primeiros jatos chegarão para a empresa americana e nem o valor do negócio.

Avião Boeing 737-900 Lion Air
Imagem: Alec Wilson / CC BY-SA 2.0 via Wikimedia Commons

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Em evento, ANAC fala sobre segurança aérea como prioridade na...

0
Segundo presidente da ANAC, a cultura de segurança como prioridade no setor aéreo brasileiro vem se consolidando ao longo de décadas.