Início Mercado

Demanda por voos domésticos em janeiro foi a melhor em 10 meses

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) divulgou, nesta sexta-feira (19), que a procura por voos domésticos em janeiro de 2021 foi 27,5% menor que no mesmo período de 2020. Apesar da queda, foi melhor resultado em 10 meses, o que mostra uma progressiva recuperação do mercado aéreo brasileiro.

De acordo com a agência, foram transportados 6,09 milhões de passageiros no primeiro mês do ano. O número é 34,2% menor que em janeiro de 2020, antes do início da crise causada pela pandemia de COVID-19. Já a oferta de assentos disponíveis ao público caiu 24,2% na mesma base de comparação. O índice de ocupação das aeronaves foi de 81,7%, resultado 4,4% menor que ano passado.

A divisão de marcado entre as companhias foi quase igualitariamente dividido em janeiro, com expressivo crescimento da Azul. A companhia movimentou 30,6% do mercado, à frente da Latam, que 30,2% de participação nos voos. A GOL manteve a liderança, com 38,7% de market share.

O volume de carga transportada em voos domésticos também caiu, mas segue em recuperação. As 28.213 toneladas de mercadorias embarcadas representa um resultado 18,2% inferior ao mesmo mês do ano anterior.

No mercado internacional o tombo foi muito maior e o segmento segue crítico. Segundo os dados da ANAC, a demanda por voos internacionais no Brasil caiu 81,9% em janeiro de 2021, em relação ao mesmo período de 2020. A oferta de assentos em viagens para outros países foi 70% menor, resultado da quase total paralisação de entrada de estrangeiros em diversos países.

Informações da ANAC

Sair da versão mobile