Início Aviação Executiva Deputada faz vídeo portando arma em helicóptero durante voo e cria polêmica

Deputada faz vídeo portando arma em helicóptero durante voo e cria polêmica

Uma deputada federal causou polêmica ao postar um vídeo a bordo de um helicóptero Agusta portando uma grande arma – veja abaixo.

O vídeo foi colocado pela própria parlamentar, Deputada Magda Mofatto (PL-GO). Nele, a deputada está portando duas armas e o helicóptero Agusta está pairando próximo ao solo. Ao contrário do que foi veiculado por muitos canais, a deputada não está portando um fuzil, e sim uma espingarda calibre 12 do modelo Maestro AR-5-12, da consagrada plataforma AR-15, desenvolvida na Califórnia e utilizada no mundo inteiro.

Ela também está portando um fuzil AR-15, que seria um Taurus T4 de fabricação nacional. A motivação para o vídeo é a caçada ao dito serial killer Lázaro Barbosa, que matou uma família e está escondido numa mata em Goiás há mais de 10 dias fugindo da polícia.

A operação conta com apoio de, ao menos, quatro helicópteros das Polícias de Goiás, Distrito Federal, da Rodoviária Federal e da Federal. No vídeo, a deputada afirma “Te cuida, Lázaro. Se o Caiado não deu conta de te pegar, eu estou indo aí te pegar. Comandante, rumo para Cocalzinho!”, e o helicóptero decola.

A provocação seria contra o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, com o qual está a responsabilidade da operação, comandada pelo seu secretário estadual de segurança.

De matrícula PP-JGE, o helicóptero do vídeo é um Agusta A119 e está em nome da própria deputada, sendo uma aeronave particular com a documentação em dia segundo a ANAC.

A polêmica maior levantada, além da provocação contra o governador de Goiás, é sobre o porte da arma. Mesmo estando em uma aeronave sua, o porte de arma de trânsito (concedido para atiradores) se limita à armas curtas e caso ela seja uma atiradora, estaria violando esta regra. Outra possibilidade seria o porte concedido pela Polícia Federal, mas este também se limita a armas curtas e de maneira sigilosa.

Não existe legislação específica sobre porte de armas em aeronaves no Brasil, com exceção dos voos comerciais. Nos EUA, portar arma em voo em aeronave particular não é crime.

Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A
Sair da versão mobile