Deputada quer obrigar instalação de tomadas de energia em aviões

Anos depois da controvérsia mudança no padrão de tomadas brasileiro (que antes aceitava o padrão americano e europeu facilitando em muito os viajantes), uma proposta de lei vem regular novamente as tomadas, só que agora nos aviões.A autora do projeto, deputada Mariana Carvalho

© Airbus

O Projeto de Lei 10766/18 da deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO)pretende obrigar a instalação de tomadas de energia nas poltronas dos aviões. A ideia é que seja possível recarregar gratuitamente aparelhos por meio de portas do tipo USB. A proposta tramita na Câmara dos Deputados.

A justificativa segundo a parlamentar é que “a medida é necessária em virtude da necessidade tecnológica para realizar ligações ou buscar mapas e mensagens de segurança. Recarregar celulares, tablets e notebooks nos aviões possibilita atender demandas fundamentais, bem como a resolução de pendências profissionais em trânsito, deixando mais horas úteis ao cidadão.”

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

O projeto de lei por si só não justifica, tendo em vista que a Avianca Brasil disponibiliza tomada USB em praticamente toda a sua frota; a GOL em 81% de seus aviões; a LATAM na frota Boeing e no Airbus A350, bem como na cabine Premium Economy dos Airbus A319, A320 e A321. A Azul por sua vez conta com tomadas USB em toda sua frota Airbus.

Vale lembrar que nenhuma das companhias aéreas brasileiras permite uso de celular para ligações a bordo ou envio de mensagens SMS, ao contrário do que a deputada justifica. O uso da internet é apenas permitido em aeronaves que possuem Wi-Fi a bordo e com o celular no modo avião.

Com informações da Câmara Notícias

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é Piloto Comercial, Despachante, Bacharel em Ciências Aeronáuticas, membro da AOPA e veterano da Western Michigan University #GoBroncos