As desafiadoras operações do bonito aeroporto de Paro, nas montanhas do Butão

Cercado por altos picos de até 5500 metros, Paro é classificado como um dos aeroportos mais desafiadores do mundo para pousos. Somente um número selecionado de pilotos especialmente treinados têm permissão para levar uma aeronave até a pista do aeroporto, e todos os voos são restritos apenas ao horário diurno, como você verá no vídeo ao final.

Conheça, a seguir, um pouco mais sobre esse complicado, porém muito bonito, aeroporto do Butão.

Paro Airport Bhutan
O bonito aeroporto de Paro

Único aeroporto internacional do Butão, o Aeroporto de Paro é um dos quatro aeroportos do reino e fica a apenas seis quilômetros do centro da cidade de Paro, no vale de Paro Dzongkhag.

Até 2011, era também o único aeroporto do pequeno país que fica vizinho da China ao sudoeste.

Butão Bhutan Google Maps
Localização do Butão (Bhutan em inglês) no Google Maps

História do Aeroporto de Paro

A primeira pista de pouso no aeroporto de Paro foi construída em 1968 pela organização indiana de estradas de fronteira. A pista foi originalmente projetada para uso em operações de helicópteros de plantão pelas Forças Armadas indianas em nome do governo do Butão, e não foi usada em voos comerciais por mais de 13 anos.

O aeroporto fica em um vale profundo, e a primeira pista tinha apenas 1200 metros de comprimento. Isso significava que apenas aeronaves de decolagem e aterrissagem relativamente curtas, de 18 a 20 assentos, podiam ser usadas em plane capacidade. Mesmo assim, ainda teriam que ser capazes de subir a uma razão alta devido às altas montanhas e voar de Paro para Kolkata sem reabastecer.

O primeiro Dornier 228-200 de 18 lugares que operou por lá aterrissou no aeroporto em 14 de janeiro de 1983. O voo foi predeterminado pelo alto lama de Paro Dzong, a fim de estabelecer datas e horários auspiciosos para a boa sorte.

Os primeiros voos de inauguração da Drukair, a principal companhia aérea do Butão, ocorreram em 11 de fevereiro de 1983, partindo para Calcutá e retornando no dia seguinte. No momento do voo, as instalações do aeroporto consistiam na pista, um pequeno prédio de controle de tráfego aéreo no térreo, que também funcionava como balcão de check-in e a sala de embarque, que era o gramado do lado de fora do prédio.

Crescimento

A pista do aeroporto foi ampliada em 1990 para 1964 metros para permitir aeronaves maiores, e um hangar foi construído para abrigar os dois aviões de Drukair, que foi financiado pelo governo da Índia.

Em novembro de 1988, o primeiro jato, um Bae 146-100, foi entregue à Drukair e operou de dezembro de 1988 a outubro de 2003, quando foi substituído pelo primeiro Airbus A319-100 da companhia. Em dezembro de 2011, a Tashi Air, a primeira companhia aérea privada no Butão, iniciou suas operações no Aeroporto de Paro, operando como Bhutan Airlines.

Doug Knuth Paro Airport Bhutan
Imagem: Doug Knuth [CC]

O terminal foi atualizado em 1999, para incluir um melhor edifício de controle de tráfego aéreo, além de um prédio separado para check-in e sala de embarque.

Código e localização do aeroporto de Paro

Paro Airport Aeroporto Butão Bhutan Google Maps
Aeroporto de Paro – Imagem: Google Maps

O Aeroporto Internacional de Paro fica nos arredores da cidade de Paro, nas coordenadas 27°24′32″ Norte e 089°25′14″ Leste.

Localizado nas margens do rio, Paro Chhu, o aeroporto fica a uma altitude de 2235 metros (7332 pés) e é cercado por montanhas de até 5500 metros de altitude. Os códigos designados para o aeroporto são PBH e VQPR.

Linhas aéreas de Paro

Bhutan Airlines

Bhutan Airlines A319 Paro Airport
Imagem: Phil Pesch [CC]

Propriedade da Tashi Air Pvt, e operando como Bhutan Airlines, esta foi a primeira e agora única companhia aérea privada que teve permissão para usar o Aeroporto Internacional de Paro e fornecer voos para o reino a partir de locais internacionais.

Atualmente, a companhia aérea opera voos domésticos entre Paro, Jakar e Trashigang, e voos diretos internacionais para Paro a partir de Nova Délhi e Kolkata na Índia, Katmandu no Nepal e Bangkok na Tailândia.

Drukair

Md. Aminul Hassan Drukair Paro Airport
Airbus A319 da Drukair em Paro – Imagem: Md. Aminul Hassan

A primeira companhia aérea emblemática do Butão, a Drukair Corporation Limited, é a empresa que opera como Drukair – Royal Bhutan Airlines, e está sediada em Paro Dzongkhag, no Butão. Fundada em 1981, sete anos após os primeiros visitantes serem recebidos como turistas no Butão, a companhia aérea iniciou suas operações em 1983, com voos para Calcutá e vice-versa.

Atualmente, a companhia aérea oferece voos domésticos entre Paro, Jakar, Gelephu e Trashigang e voos internacionais de e para Índia, Tailândia, Bangladesh, Nepal, e Cingapura.

Operações desafiadoras

Avião Decolagem Paro Airport Butão

O Aeroporto de Paro pode não ser o mais bem equipado ou o maior do mundo, mas isso só aumenta o charme de aterrissar em um país onde ser feliz é mais importante do que criar um produto viável à venda no mercado internacional.

O Butão é uma terra bonita e preservada, onde as tradições que existem há milhares de anos ainda são seguidas e onde muita modernização arruinará o que é possivelmente o lugar mais bonito do planeta.

Apesar dessas singularidades do local, os pousos e decolagens em Paro impõem altos desafios aos pilotos que fazem o trabalho de levar os passageiros até lá.

Com as altas montanhas dos arredores, as trajetórias de aproximação para pouso e de subida após a decolagem são sinuosas e intensas. Grandes curvas para ambos os lados são realizadas sequencialmente até que os aviões estabilizem-se a poucas milhas da cabeceira de pouso. E subidas de alta razão são empregadas para livrar as montanhas a cada decolagem.

Confira no vídeo a seguir uma variedade de pontos de visão localizados nas montanhas no entorno de Paro, e curta cada uma das bonitas e desafiadoras operações filmadas.

Logo abaixo do vídeo, aproveite para relembrar outra operação desafiadora, porém com aeronaves muito maiores, que era realizada no antigo aeroporto de Kai Tak.

Veja a seguir as fotos e vídeos dos gigantes em Kai Tak:

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias