Início História Destroços de aeronave da Segunda Guerra são encontrados no Maranhão

Destroços de aeronave da Segunda Guerra são encontrados no Maranhão

Foi durante a oficina do programa estadual Subsidiando a Construção dos Planos Municipais de Geração de Trabalho e Renda, no município de Humberto de Campos, a 153 km de São Luís, que a equipe técnica da Secretaria de Estado de Trabalho e da Economia Solidária (Setres), em diálogo com moradores antigos da cidade sobre os aspectos socioeconômicos, culturais e fatos históricos do município, começou a identificar uma verdadeira descoberta histórica.

Destroços da aeronave – Imagem: Governo do Maranhão

O achado histórico é uma aeronave de guerra dos Estados Unidos da América (EUA), que caiu, há 78 anos, durante a Segunda Grande Guerra e está submersa na Baía do Tubarão, no município.

Trata-se do Bombardeiro B-25D que, na queda, vitimou fatalmente 6 militares norte-americanos em 1943. A aeronave integrava a rota África/Brasil na II Guerra Mundial e seguia para o norte da África, onde participaria de confrontos da guerra.

Avião B-25 semelhante ao encontrado – Imagem: Alan Wilson / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Com essas informações, um dos integrantes da equipe técnica da Setres, o escritor Wellington Matos, fez contato com o Departamento de Forças Armadas dos Estados Unidos (U.S. Army Air forces War Department), quando teve a confirmação do ocorrido histórico.

Em seguida, em parceria com a Prefeitura de Humberto de Campos e participação de pescadores experientes, conhecedores da região, Wellington Matos, estudioso do assunto, municiado de GPS, detectores de metal, sensor de batimetria, dentre outros equipamentos, coordenou as atividades de busca dos vestígios da aeronave na Baía do Tubarão, onde, com total êxito, localizaram a primeira parte do bombardeiro, seu conjunto de trem de pouso, pesando aproximadamente 5 toneladas.

Parte do trem de pouso – Imagem: Governo do Maranhão

Novas operações serão realizadas em vista do resgate total da aeronave, devendo ser essa iniciativa objeto de estímulo à criação de um Museu Histórico de Humberto de Campos, como mais um fato histórico importante e significativo da rica história do município e de seu povo, terra natal de um dos mais importantes escritores brasileiros, personalidade literária que empresta nome à cidade.

“A queda do Bombardeiro B-25D, durante a II Guerra Mundial, é um caso de um acidente que estava afundado na história. Era de conhecimento de alguns moradores, de forma superficial, mas não havia uma correlação do que se tratava, ou sua finalidade”, explica Wellington Matos. 

O secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária, Jowberth Alves, que coordena o Programa Estadual Subsidiando a Construção dos Planos Municipais de Geração de Trabalho e Renda, afirma que a descoberta enriquece a história de Humberto de Campos.  

Parte do trem de pouso – Imagem: Governo do Maranhão

“A partir da atividade de capacitação e prospecção da cidade de Humberto de Campos, aconteceu a descoberta e localização de uma aeronave da II Guerra Mundial que estava submersa há 78 anos. Nossa equipe e a equipe da prefeitura municipal se empenharam na realização das buscas e obtivemos êxito. Com isso, iremos realizar a proposta de construção de um museu para o município e, a partir disso, fomentar o turismo local, consequentemente gerando emprego e renda”, anunciou o secretário.

No pequeno vídeo abaixo é possível ver onde os destroços foram encontrados:

Com informações do Governo do Maranhão

Sair da versão mobile