Início Variedades

Devido à Ciara, Boeing 777 da Latam não consegue pousar em Londres após 2 tentativas

No Reino Unido, quando a tempestade Ciara faz sua presença conhecida, várias companhias aéreas sofreram com o impacto dos ventos fortes, com até 100 km/h, neste fim de semana. Como resultado, no domingo, vários voos foram forçados a desviar, pousando em outras partes da Europa, inclusive o voo 8084 da Latam.

Enquanto companhias aéreas como a British Airways decidiram cancelar algumas de suas rotas devido à Ciara”, outras companhias aéreas ao redor do mundo fizeram viagens normais de longo curso e tentaram combater as fortes rajadas de vento. 

Nem todos foram bem sucedidos, como foi o caso do voo 8084 da Latam deste domingo, 9 de fevereiro. Operado pelo Boeing 777-300 de matrícula PT-MUB, o voo diário da Latam na rota de São Paulo a Londres acabou em Barcelona.

Durante a aproximação, os pilotos encontraram uma situação meteorólogica extremamente adversa, com vento de 27 nós, e rajadas de até 40 nós (75 km/h), além da chuva forte e presença de grandes formações de nuvens em várias camadas. Tentar um pouso nessas condições seria um desafio enorme para o mais experiente dos pilotos.

Após duas tentativas, o LA8084 seguiu para Barcelona

Por medida de segurança, a equipe decidiu alternar e encontrou em Barcelona a solução mais viável, distante da tormenta. O prolongamento até a Catalunha aumentou o tempo de voo em cerca de 2 horas e a aeronave permanece no solo espanhol até o fechamento desta matéria.

O voo de Londres a São Paulo (LA8085) deste domingo foi cancelado.

Tempestade do século

Os britânicos estão chamando a Ciara de “Tempestade do Século”. Até a rainha foi afetada, recusando-se a participar do culto habitual da igreja de domingo em Sandringham por motivos de segurança. Trens estão parados e parques fechados, enquanto que as pessoas são encorajadas a permanecerem em casa, exceto aquelas que moram em áreas de risco, que são orientadas a buscar abrigos.

Centenas de voos já foram cancelados enquanto o pior da tempestade Ciara atinge o Reino Unido. Apesar da devastação que já causou, não se espera que a tempestade dure por muito tempo. Os avisos meteorológicos permanecerão até terça-feira, 11 de fevereiro de 2020, mas a tempestade poderá continuar causando estragos em outras partes da Europa.

Nota da Latam

A LATAM Airlines Brasil informa que, devido às condições meteorológicas adversas no aeroporto de Londres no domingo (9), algo totalmente alheio ao controle da empresa, o voo LA8084 (São Paulo/Guarulhos-Londres) teve de arremeter durante o procedimento de pouso e alternar para Barcelona.

A companhia lamenta os transtornos e informa que prestou toda a assistência aos clientes em Barcelona, incluindo alimentação e hospedagem. Os passageiros seguiram para Londres em outro voo nesta segunda-feira (10).

A LATAM ressalta ainda que a arremetida é um procedimento padrão na aviação. A segurança é um valor imprescindível para a companhia e todas as suas decisões visam garantir uma operação segura.

https://aeroin.net/ciara-nao-deixou-tres-gigantes-airbus-a380-pousarem-inglaterra/

https://aeroin.net/buraco-surge-pista-aeroporto-salvador-boeing-777-resgata/
https://aeroin.net/2019-um-ano-intenso-e-emocionante-para-a-aviacao-brasileira-e-mundial/
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile