À frente de dezenas de banhistas, avião é filmado caindo no mar

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Diversos vídeos por variados ângulos registraram a queda de um avião no mar neste final de semana em meio a dezenas de banhistas, após o mesmo enfrentar uma falha de motor quando participava de um evento aéreo.

A aeronave da época da Segunda Guerra Mundial se apresentava no show aéreo Cocoa Beach Air Show, um tradicional evento na Flórida (EUA) que reúne dezenas de aviões, desde modernos caças até os clássicos “warbirds”, como são chamados os aviões que voaram na guerra.

Nos vídeos, nota-se que o TBM Avenger – um bombardeiro torpedeiro fabricado pela General Motors sob licença da Grumman no início da década de 1940 -, estava voando bastante baixo sobre o mar a poucos metros da areia da praia quando seu motor perdeu potência e ele caiu, em meio a dezenas de banhistas assustados.

Ainda não há informações que permitam concluir se ele já voava baixo por estar experimentando alguma pane, ou se a passagem baixa fazia parte de sua apresentação e somente naquele momento específico houve a falha repentina do motor.

Informações preliminares indicam que o piloto não se feriu e que nenhum banhista foi atingido, como também é possível confirmar pelos vídeos. A aeronave passou já bastante baixa sobre dois banhistas que estavam no mar, mas caiu algumas dezenas de metros à frente.

Após a queda, a aeronave foi empurrada pelas ondas e terminou parada bem próxima à areia.

O TBM Avenger (ou TBF Avenger na versão de fabricação da própria Grumman) entrou em serviço nos EUA em 1942 e se tornou o mais eficaz e mais usado bombardeiro torpedeiro da Segunda Guerra Mundial. Mais de 9.800 unidades foram produzidas.

Com 12,2 metros de comprimento e 16,5 metros de envergadura, e capacidade para três tripulantes (piloto, artilheiro da torre e operador de rádio/bombardeiro/artilheiro ventral), ele foi também o maior e mais pesado avião monomotor da Segunda Guerra, conforme dados do Museu NASFL.

Imagem: The Blueprint Database Creative Commons

Veja a seguir algumas gravações de outras apresentações no Cocoa Beach Air Show deste final de semana, e mais abaixo, ou clicando aqui, veja também o avião que foi filmado caindo no mar litoral de São Paulo no ano passado.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias