Dezenas de voos numa impressionante ‘ponte aérea’ de carga médica entre Índia e China

Se países com milhões de habitantes têm trabalhado duro para trazer suprimentos médicos e equipamentos a seus territórios com fins de suportar o combate à pandemia, quem dirá um país com 1,34 bilhão como a Índia. Para tanto, o governo está criando uma “ponte aérea” para recolher os suprimentos necessários ao combate da epidemia local.

O governo indiano anunciou nesta terça-feira (31), a criação de uma “ponte aérea de carga” entre a Índia e a China para o transporte de suprimentos médicos críticos entre os dois países. Os voos serão operados pela empresa aérea nacional, Air India, a partir do dia 3 de abril, conforme reportou o ANI News.

Em comunicado, o Ministério da Aviação Civil indiano também afirmou ter operado 62 serviços de carga nos últimos cinco dias, sob a iniciativa recém-lançada e nomeada ‘Lifeline Udan Flights’, tendo transportado mais de 15,4 toneladas de suprimentos médicos essenciais.

Os voos da Lifeline Udan foram basicamente operados usando o modelo hub-and-spoke, com Nova Delhi, Mumbai, Bengaluru, Hyderabad e Calcutá servindo como os hubs que alimentam outros voos domésticos ou redes de carga rodoviária para distribuição do material. Dos 62 voos, 45 foram operados pela Air India e seu braço regional, a Alliance Air, enquanto os outros 17 pela Força Aérea Indiana e pelas empresas privadas IndiGo e SpiceJet, informou o comunicado.

A carga inclui reagentes, enzimas, equipamentos médicos, kits de testes, equipamentos de proteção individual (EPI), máscaras, luvas e outros acessórios relacionados ao combate à covid-19, exigidos pelos “Corona Warriors” (como as equipes de linha de frente estão sendo chamadas) em todo o país.

Segundo o comunicado, a iniciativa também está recebendo apoio da Autoridade de Aeroportos da Índia (AAI) e de sua subsidiária de carga e logística, além de entidades privadas. “O Ministério e todas as partes interessadas estão determinados a apoiar a guerra da Índia contra o vírus”, finaliza a mensagem.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias