Um dia inteiro só de aviação na TV? Sim, existe!

Já imaginou ligar a TV na garantia que vai ver algo que você gosta não importa a hora? Pois bem, essa realidade chegou para os brasileiros apaixonados pela aviação!

O renomado Smithsonian Channel (sim, do Smithsonian Institution que é dono do maior museu de aviação do mundo) chegou ao Brasil em parceria com a Band no último dia 26 de abril.

Repleto de documentários o canal de ciência é um deleite para amantes de geografia, história e claro, aviação! O Smithsonian sempre incentivou e divulgou o meio aeroespacial para o público em comum, e não é diferente no seu canal.

Também transmitem a série MayDay: Desastres Aéreos

No Brasil todas as quarta-feiras são dedicadas exclusivamente para programas relacionados à aviação e espaço com exceção de alguns poucos horários especiais dedicado a programação brasileira e estrangeira. Dê uma olhada na programação da primeira semana para se ter uma idéia

08h00 – B2: Stealth na Guerra
09h00 – Batalha de Okinawa em Cores
10h00 – Histórias Secretas: O general era mulher?
11h00 – Pensilvânia vista de Cima
12h00 – O supervulcão de Yellowstone
13h00 – O último Búfalo
14h00 – Segredos dos Heróis do Espaço
15h00 – Califórnia Vista de Cima
16h00 – Guerra do Pacífico A Cores
17h00 – Aliens Próximos a Nós
18h00 – Geografia da Arte (BR)
19h00 – Chicago Vista de Cima
20h00 – Guerreiros do Ar: EA-6B Prowler / EA-18G Growler
21h00 – Guerreiros do Ar: C-17 Globemaster

22h00 –
Acidentes Aéreos no Alaska
23h00 – Nevada Vista de Cima
00h00 – Guerreiros do Ar: MiG
01h00 – Guerreiros do Ar: Black Hawk
02h00 – MayDay Desastres Aéreos
03h00 – Los Angeles Vista de Cima
04h00 – Guerreiros do Ar: KC-135 Stratotanker
05h00 – Guerreiros do Ar: Apache

Ufa! E olha que só está começando. Vale lembrar que o Smithsonian Channel também transmite a produção canadense MayDay Desastres Aéreos (Air Disasters) que atualmente é transmitida National Geographic no Brasil. Ainda não se sabe se irá continuar a transmissão dupla, mas é provável que continue sim.

Vale lembrar que o National Geographic tem postado alguns episódios do MayDay na íntegra no seu canal brasileiro do YouTube. Inclusive do acidente da TAM 3054, do Air France 447 além da acidente do GOL com o Legacy. Isso sem contar os episódios da série Aeroporto: São Paulo

Dentre a programação destacamos a série Guerreiros do Ar (Air Power) que mostra bastante a história e operação de aeronaves de guerra modernas. Outra boa escolha é a Acidentes Aéreos no Alaska, que contrasta com a série MayDay: apenas um investigador em acidentes com aviões de pequeno porte, sem muito recurso e pouca informação.

Outros documentários a vir incluem Avião x Pássaro: Milagre no Rio Hudson, Os Menores Aviões do Mundo, A Construção do Museu do Ar e do Espaço da Smithsonian e Um Tour no Ônibus Espacial.

O canal está disponível exclusivamente na NET por enquanto, o seu número é o 590. É esperado que no próximo mês outras operadoras também adicionem o Smithsonian Channel na sua grade.

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é Piloto Comercial, Despachante, Bacharel em Ciências Aeronáuticas, membro da AOPA e veterano da Western Michigan University #GoBroncos