O dia em que se encontraram o avião e a praia mais famosos da aviação mundial

Avão Concorde Praia St. Maarten

Em 1989, um Concorde da Air France fez um voo bastante especial para a ilha caribenha de St. Maarten. Seria a única vez na história em que o avião e a praia mais icônicos da aviação mundial se encontrariam.

O Concorde pousou no Aeroporto Internacional Princess Juliana, em St. Maarten, e o próprio aeroporto não se esqueceu do memorável dia. A foto que você viu acima permanece em exibição em um painel no aeroporto, logo após a inspeção de segurança no terminal.

Note na imagem que não há quase ninguém com câmeras. Hoje em dia, na praia Maho Beach onde esta foto foi tirada, até a chegada diária dos Boeings 757 atrai uma multidão feliz com dezenas de câmeras e celulares. E nem se fala então nos poucos dias em que os Jumbos 747 da KLM voavam de Amsterdã para lá, juntando facilmente mil pessoas com suas câmeras DSLR prontas para a captura.

Mas felizmente já existiam loucos por aviação naquela época, que até mesmo gravaram em vídeo o único pouso da história do Concorde em St. Maarten.

Avão Concorde Aeroporto St. Marteen

Veja a seguir o vídeo e, logo abaixo dele, aproveite para acessar a câmera ao vivo e acompanhar os pousos no Aeroporto Internacional Princess Juliana.

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é Editor-Chefe do AEROIN.