Discreto Boeing 737 dos EUA pousa no Brasil com a proposta do 5G sem a China

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Está no Brasil um Boeing 737 da Força Aérea Americana (USAF) com uma pintura bastante discreta. Ele pousou em Brasília na segunda-feira, 9, trazendo um membro do governo americano com uma proposta de 5G “sem a China”.

C-40C Clipper da USAF © Anna Zvereva

O jato de matrícula 02-0201 é um Boeing 737-700 da USAF que foi modificado para transporte de passageiros e cargas, sendo denominado C-40C Clipper. Ele possui uma pintura bastante discreta, apenas com uma faixa azul abaixo das janelas e uma pequena bandeira americana na cauda. Este 737 também tem pequenas modificações como sensores antí-misseis e outras medidas de segurança.

Trata-se de uma rara visita. A bordo dele estava o subsecretário de Estado dos EUA para Crescimento Econômico, Energia e Meio Ambiente, Keith Krach, que pousou primeiro em Brasília e depois seguiu para São Paulo.

Segundo o Itamaraty, o subsecretário Krach participou ontem da reunião inaugural do diálogo trilateral Japão-Estados Unidos-Brasil (JUSBE), mecanismo inovador de coordenação e geração de iniciativas concretas entre os três países, fundado nos valores compartilhados de democracia, liberdades fundamentais, estado de direito e economia de mercado.

Tanto no exercício JUSBE, quanto no âmbito bilateral, Brasil e EUA discutiram novos temas, como economia digital e 5G. O Brasil apoia os princípios contidos na proposta do Clean Network feita pelos EUA, inclusive na Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), destinados a promover, no contexto do 5G e outras novas tecnologias, um ambiente seguro, transparente e compatível com os valores democráticos e liberdades fundamentais.

O Clean Network é um acordo firmado entre EUA e 50 nações, que podem incluir o Brasil, que tem compromisso de não comprar tecnologias de telecomunicações oriundas da China, principalmente a nova rede 5G de dados móveis.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias