Disputa judicial acaba por revelar plano de novo motor para aviões comerciais

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Motor GE90
Imagem: GE Aviation

A General Electric (GE) estaria desenvolvendo um novo motor a jato do tipo ‘geared turbofan’ (motor turbofan com engrenagens), que acabou sendo revelado por documentos judiciais arquivados como parte de uma disputa legal com a rival Pratt&Whitney (P&W), empresa pertencente à Raytheon Technologies.

Segundo escreveu o Tribunal de Apelações do Circuito Federal dos Estados Unidos em um documento obtido pela Bloomberg no início desta semana, o novo motor GE é “o design tecnologicamente preferido para o mercado de fuselagem estreita da próxima geração de aviões comerciais”.

A divulgação sobre o novo motor veio depois que a GE processou a Raytheon em janeiro deste ano sobre 33 patentes de motores turbofan com engrenagens que a fabricante acredita terem sido usadas nos produtos da concorrente na indústria de aviação. A P&W já utiliza engrenagens nos motores que oferece para os aviões Airbus A320neo e A220, e os Embraer E2.

Motor PW1100 Pratt & Whitney A320neo
Motor P&W do A320neo – Imagem: Airbus

A tecnologia de engrenagens permite que o disco do ‘fan’, na entrada do motor, gire em uma velocidade diferente da seção de turbina, melhorando a eficiência de consumo de combustível.

O processo, agora não mais aberto para acesso público após a revelação dos estratégicos dados, também mostrou que a GE ofereceu esse novo motor à Airbus, para uma nova aeronave de fuselagem estreita que a fabricante francesa estaria planejando, acrescentou a Bloomberg.

Mas alguns detalhes sobre a possível nova aeronave permanecem não revelados, como quando o avião poderia entrar em serviço ou quando a GE apresentou essa nova ideia de motor. Também não está definido se a aeronave seria um modelo inteiramente novo ou mais uma nova geração de motores mais eficientes para os jatos A320 e/ou A220.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias