Documentário mostra todos os incríveis detalhes da estocagem de aviões

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

A380 Singapore Aviões
© CNA Insider

Já imaginou como são os bastidores da estocagem massiva de aviões causada pela crise da Pandemia do Coronavírus? Um documentário conta tudo em detalhes!

A produção é da CNA Insider (Channel News Asia), uma das maiores redes de televisão do Sudeste Asiático. A reportagem acompanhou alguns dias na rotina das empresas Singapore Airlines, Philippines Airlines e AirAsia.

Na AirAsia é mostrada a rotina do Engenheiro Mecânico Yap Sheng Lin, que está há mais de dois meses sem ver sua família, para evitar uma contaminação e poder continuar trabalhando.

© CNA Insider

Yap mostra diversos procedimentos feitos para preservar as aeronaves, como por que se coloca sacos de sílica em gel dentro dos motores dos aviões que serão estocados.

Já na Singapore Airlines, que foi uma das aéreas mais afetadas no mundo porque a cidade-estado de Singapura não tem voos domésticos, a equipe é liderada por Abel Li, Gerente de Qualidade de Engenharia na empresa.

Ele explica a questão da formação da água nos tanques da aeronave, e por que é necessário drenar parte do combustível para evitar este tipo de problema.

Com a Philippines Airlines, o trabalho é comandado por Manuel Quizon Jr, Técnico de Manutenção Sênior da empresa. Devido às Filipinas estarem na rota de furacões, é necessário fazer com que os aviões fiquem mais pesados, para evitar que saiam andando pelo pátio com os fortes ventos.

Outros setores mostrados no documentário são o trabalho da Lufthansa Technik Philippines e também o de estocagem de aviões no Deserto de Arizona nos EUA.

É raro ter produções deste nível e que mostram tanto os bastidores de grandes empresas, principalmente da Singapore Airlines, que sempre teve perfil discreto e nem permite fotos no cockpit, por exemplo.

Também vale destacar os detalhes explicados pelos profissionais no documentário, mostrando alto nível de conhecimento e também a paixão pelo que fazem.

O melhor disto tudo é que este documentário é gratuito! Apesar de ser em inglês, é possível ativar as legendas, ao clicar na pequena engrenagem no canto direito inferior do vídeo, depois em “Legendas”, selecione “Inglês (gerada automaticamente)” e depois clique em “Traduzir Automaticamente” escolhendo “Português”.

Apesar de serem traduções automáticas do Google que utilizam o reconhecimento vocal, são muito boas e inclusive traduzem corretamente a maioria dos termos técnicos, sem perda de entendimento. Veja abaixo o documentário na íntegra (se ele não carregar em seu dispositivo, clique aqui para ver).

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagens pela Avianca Brasil e Azul Linhas Aéreas. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias