Documentário na TV resgata a história esquecida do dono da Panair do Brasil

Foto: Arquivo

Dono de um grupo com mais de 30 empresas, Mario Wallace Simonsen (1909-1965) foi um dos maiores empresários brasileiros. Dentre suas conquistas empresariais, destaca-se o crescimento da Panair do Brasil (esse trecho foi corrigido), que viria a ser uma das mais respeitadas empresas aéreas do mundo em sua época. No entanto, seus planos foram abruptamente interrompidos durante o regime militar.

Com direitos cassados e empresas perseguidas (a própria Panair foi fechada a partir de um decreto), pouco restou do seu império empresarial, mas seu legado procura ser resgatado no documentário “Mario Wallace Simonsen, entre a memória e a história”, dirigido por Ricardo Pinto e Silva.

Ao longo de quase duas horas, a produção traz depoimentos e imagens de arquivo inéditas e foi lançada nas plataformas NOW, Looke, VivoPlay e OiPlay. Além de entrar na grade do Canal Brasil.

“Tivemos o zelo e a responsabilidade de realizar uma pesquisa documental profunda e de ouvir os diversos lados”, destaca o cineasta. “O objetivo do filme é contribuir com o restabelecimento da verdade histórica sobre Simonsen, que foi difamado e intencionalmente apagado, e perpetuá-la para as atuais e próximas gerações”.

Foto: Canal Brasil

Mais do filme

O documentário fala sobre como Mario Wallace Simonsen construiu seu império de empresas e também as investidas que derrubaram seus negócios, logo após o Golpe de 1964. Gigantes como a Panair e Comal foram simplesmente proibidas de funcionar e fechadas, sem aviso prévio ou direito de defesa. Com o patrimônio pessoal sequestrado, Simonsen faleceu, aos 56 anos – ele acabara de sofrer o trauma da morte da esposa e havia se autoexilado em Orgevall, na França.

A filha de Mario Wallace, Marylou Simonsen, desempenhou papel importante ao compartilhar algumas histórias pela primeira vez. Outra participação de peso foi a do jornalista Daniel Leb Sasaki, autor do livro “Pouso forçado”, sobre a destruição da Panair. Com seu vasto repertório, Sasaki contribuiu especialmente com a construção do roteiro sobre a evolução e queda da empresa aérea.

Onde Assistir

Mario Wallace Simonsen – Entre a Memória e a História (2021) (110’)

Classificação: 10 anos
Direção: Ricardo Pinto E Silva
Sinopse: O documentário é uma investigação da vida do brasileiro Mario Wallace Simosen, um homem que comandou conglomerados de diversas empresas e foi ameaçado durante a Ditadura Militar, quando teve seus direitos cassados.

No NOW: quem tiver acesso ao serviço pode assistir a qualquer momento.

No Canal Brasil: A próxima exibição do documentário está programada para o dia 28 de junho, segunda-feira, às 13h45. Quem tiver pacotes de TV a cabo, pode gravar o programa para assistir mais tarde.

ERRATA: citamos que Mario Wallace Simonsen foi fundador, mas, na realidade, ele foi um dos donos da empresa, após a compra das ações da Pan American. Esse erro foi ajustado no título e no texto.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias