Mais dois aviões Embraer 195 já voam adaptados para cargueiros na Azul

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião Embraer E195 Azul Linhas Aéreas
PR-AYJ, um dos novos Embraers adaptados da Azul

Temos acompanhado desde agosto os passos da Azul Linhas Aéreas ao colocar em operação o primeiro jato Embraer de mundo a ter seu interior adaptado, com remoção da maior parte dos assentos, para o transporte de cargas.

No dia 4 daquele mês, o primeiro voo, ainda apenas de translado, foi realizado entre o aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte (MG), e o de Viracopos, em Campinas (SP), onde o E195 de matrícula PR-AYO ficou até a conclusão dos trâmites de certificação da adaptação junto à ANAC.

Avião Embraer E195 Adaptado Azul Cargo
O primeiro E195 adaptado pela Azul, Pr-AYO

Então, em 26 de setembro, a aeronave partiu para sua primeira operação de carga (clique aqui para rever o vídeo da decolagem), entre Campinas e Teresina (PI), na estreia comercial do primeiro E-Jet adaptado do mundo.

No dia seguinte, 27, foi a vez da Azul anunciar oficialmente que mais três aviões Embraer ainda passariam pelo mesmo procedimento até o final do ano.

Agora, trazemos nova atualização, confirmada pela companhia aérea ao AEROIN, de que dois deles já tiveram sua adaptação concluída e entraram na malha de voos cargueiros da divisão Azul Cargo da empresa.

São eles os Embraer 195 de matrículas PR-AYJ (da foto que abre esta matéria) e PR-AUK, fabricados, respectivamente, em 2010 e 2015, e entregues diretamente da fábrica para a Azul nestes mesmos anos, segundo dados do Airfleets.

Dados do FlightRadar24 mostram que ambos estrearam sua nova função na Azul Cargo na quinta-feira, 22 de outubro, com o AYK partindo de Campinas para Belém (PA) e o AUK de Campinas para Manaus (AM).

Com isso, os serviços de carga da Azul passam a contar com dois Boeings 737-400F e três Embraer 195, além de outros aviões da frota que são aproveitados sem adaptação, mas levando pacotes sobre os assentos e dentro dos bins de bagagem acima das poltronas.

Apesar da adaptação, os dois mais recentes Embraer cargueiros não foram submetidos à alteração de pintura para o padrão de cores da Azul Cargo, que você viu acima na imagem do PR-AYO.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Voos internacionais recomeçam em Floripa com pouso de um Airbus A320neo

0
Os voos internacionais estão, oficialmente, de volta ao Aeroporto Internacional de Florianópolis. Na noite de quinta-feira (3/12)