Por pouco: dois aviões monomotores Cessnas quase colidem em voo

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um impressionante vídeo começou a circular nas redes sociais, mostrando uma cena que por muito pouco não se tornou um acidente entre dois aviões monomotores Cessnas.

Cessnas 172

O vídeo sem data e maiores detalhes mostra um Cessna 172 passando por debaixo de outro modelo igual, com uma distância muito pequena, o que poderia causar um acidente catastrófico.

Apesar da impressionante imagem, os ocupantes do Cessna que estava acima aparentam tranquilidade, o que levanta duas possibilidades.

Uma possibilidade é a de que o cinegrafista era um leigo e não alertou o piloto, enquanto o piloto só percebeu a outra aeronave após o cruzamento, talvez por uma ausência de comunicação de rádio. Ele então resolveu ir atrás da outra aeronave para identificá-la (note que ele inicia uma curva para a esquerda depois do cruzamento).

Outra possibilidade, observando-se que o vídeo já estava sendo gravado algum tempo antes da chegada da outra aeronave, aponta para um ato previamente combinado. Nesse caso, apesar de uma possível coordenação, a proximidade dos aviões não reduz a irresponsabilidade de se correr o risco de uma colisão.

E você, o que pensa a respeito?

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagens pela Avianca Brasil e Azul Linhas Aéreas. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias