Dois Boeing 747-8, que estavam jogados de canto, conseguirão voltar aos céus

Reprodução YouTube – TK1 Spotting

A Saudia, empresa aérea de bandeira saudita, se desfez de seus dois Boeing 747-8F, após sua venda para a AFG Aviation Ireland, confirmou a companhia de leasing por meio de comunicado. Ambas as aeronaves serão operadas pela AirBridgeCargo Airlines, da Federação Russa, em nome do grupo chinês Hongyuan.

As aeronaves têm marcas HZ-AI3 (msn 37562) e do HZ-AI4 (msn 37563). Eles foram entregues diretamente à transportadora nacional saudita em 2013. No entanto, por motivos nunca totalmente esclarecidos, eles foram retirados do serviço comercial em dezembro de 2019 e estavam parados no aeroporto de Jeddah desde então. Segundo dados do CH-Aviation, o HZ-AI3 acumulou 11.999 horas de voo e 1.907 ciclos, enquanto o HZ-AI4 acumulou 12.731 horas de voo e 2.071 ciclos.

Em maio desse ano, fizemos uma publicação específica sobre essas aeronaves, chamando a atenção ao fato de que, em plena pandemia e com uma demanda forte por jatos cargueiros puros, dois aviões de enorme capacidade estavam ociosos. No entanto, e enfim, chegou a hora e a vez desses dois modernos jumbos voltarem aos céus.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Começa a produção das baterias de alto desempenho para o jatinho...

0
A bateria exclusiva e pioneira da Lilium é composta por células de íons de lítio com ânodos predominantemente de silício, que permitirão