Dois novos A330neo da Azul são vistos na fábrica da Airbus prontos para entrega

Foto de Theo Franchi

Dois novos aviões de corpo largo (“widebody”) da Azul Linhas Aéreas foram flagrados já prontos para entrega na fábrica da Airbus. Ambos do modelo A330-900neo, eles serão matriculados PR-ANW e PR-ANX quando chegarem na frota da empresa brasileira. O flagrante foi conseguido pelo fotógrafo e entusiasta de avião Théo Franchi, em Toulouse, e mostra os aviões já no Delivery Center da Airbus.

Interessante notar que, apesar de ainda estarem na fábrica da Airbus, as duas aeronaves já foram oficialmente entregues para a Azul mediante a assinatura do contrato de transferência assinado em 30 de dezembro. Agora, o próximo passo é fazer com que as aeronaves voem ao Brasil para a entrega física da “mercadoria”.

https://twitter.com/THOFBOSS/status/1216758798829936641

O PR-ANW passou por um total de 10 horas e 22 minutos de voos de testes, enquanto que o PR-ANX também já passou por toda a bateria de provas em voo e no solo, tendo saído do chão por três vezes, num total de 8 horas e 15 minutos voando. Esses são o terceiro e o quarto aviões de um total de cinco encomendados.

O quinto membro da família A330neo na Azul será aquele que receberá as cores do Outubro Rosa, e que será registrado no Brasil com a matrícula PR-ANV.

Modernos

Os A330neo da Azul têm 298 assentos, 34 na Classe Executiva, 108 na Economy Extra e 156 na Economy, além do AirSpace by Airbus, um novo conceito de cabine que visa melhorar a experiência do usuário em voos longos. O jato é movido por dois motores RR Trent 7000. A Azul foi a primeira empresa das Américas a receber o A330neo.

O A330neo, a nova geração de aeronaves A330 da Airbus, é empregada pela companhia aérea em suas rotas internacionais entre o Brasil e a Europa e os Estados Unidos. Com muitos novos recursos e uma cabine nova, o A330neo aumenta muitoso conforto para os passageiros, além de trazer eficiência de combustível de 25% para com relação à versão anterior..

Em sua história, a Airbus já vendeu mais de 1.300 aeronaves da família A330, possuindo uma carteira de pedidos ativos de quase 600 e quase 600 em operação na América Latina e no Caribe, representando uma participação de 56% no mercado da região.

Carlos Ferreira

É profissional de marketing e pesquisador de temas relacionados à aviação há quase duas décadas. Leva a câmera fotográfica para onde vai e faz mais fotos de aviões do que dos passeios. Responsável pela linha editorial da revista eletrônica AEROIN.net.