Dona Maria é homenageada em avião ultra-moderno

Na quinta-feira, 1 de agosto, a empresa aérea TAP Air Portugal batizou um dos seus Airbus A330neo (matrícula CS-TUA) com o nome “d. Maria I”, em homenagem à primeira rainha reinante de Portugal.

D. Maria I, filha mais velha de D. José, recebeu o título de princesa do Brasil, quando o pai dela foi coroado rei em 1750. A aeronave com seu nome será parte da frota de longo curso da companhia aérea e, como tal, vai também estar voando para o Brasil onde ela foi coroada como rainha em 1777.

O reinado de D. Maria foi marcado por um investimento significativo na cultura e na ciência, com missões científicas, sendo enviada também para a África, incluindo países como Angola, Cabo Verde e Moçambique. Também houve investimento na educação, através da criação e revitalização de instituições como a Academia Real das Ciências, a Academia Naval, a biblioteca pública e Casa Pia, entre outros.

O “d. Maria I” também se junta a outras personalidades da história portuguesa que está comemorada na frota da TAP, como D. João de Castro, D. Francisco de Almeida, D. Maria II, João Vaz Côrte-Real e João XXI, entre muitos outros.

Carlos Ferreira

É profissional de marketing e pesquisador de temas relacionados à aviação há quase duas décadas. Leva a câmera fotográfica para onde vai e faz mais fotos de aviões do que dos passeios. Responsável pela linha editorial da revista eletrônica AEROIN.net.