Dornier D328eco é nova aposta de avião sustentável e com apenas um piloto no comando

A Deutsche Aircraft, fabricante alemã de aeronaves com propósito específico, revelou nessa semana os planos para desenvolver o D328eco, uma plataforma que alinhará o futuro da aviação em direção a um objetivo de voo com zero emissões.  

Quem fabrica

A Deutsche Aircraft é construída com base na herança e experiência da 328 Support Services, o detentor do certificado de tipo da aeronave Dornier 328 (D328). Junto com a participação do governo alemão, a Deutsche Aircraft liderará o caminho em uma nova era de aviação limpa por meio do desenvolvimento da plataforma D328eco, uma aeronave mais eficiente, econômica e ecologicamente correta.

O D328eco oferecerá uma solução alternativa e ecoeficiente nos mercados de aeronaves regionais sub-50 passageiros e multifuncionais, que a fabricante planeja introduzir até 2025. Além disso, o design de cabine e aviônicos de última geração terão como objetivo a operação de piloto único no futuro para maior eficiência operacional. Os motores Pratt & Whitney PW127S e uma fuselagem compatível com SAF (Sustainable Aviation Fuel) preparam o terreno para o D328eco reduzir nossa pegada de carbono.

Combinado com tecnologias novas, protegidas e eficientes em termos de energia, o D328 abrirá o caminho para o voo com emissão zero nos próximos 15 anos – muito mais rápido do que qualquer outro fabricante – e antecipando as diretrizes internacionais de 2050.

Em linha com os objetivos de sustentabilidade da Deutsche Aircraft, os processos de fabricação em conformidade com o REACH serão adotados em uma nova Linha de Montagem Final de última geração (Indústria 4.0), em Leipzig, Alemanha. O projeto tem como objetivo impulsionar as economias locais em toda a sua cadeia de abastecimento, além de gerar empregos indiretos nas indústrias de apoio.

A Deutsche Aircraft prevê que os hábitos de viagem e as demandas das companhias aéreas mudarão. As operações tradicionais de “hub and spoke” em grande escala serão reestruturadas conforme a demanda por transporte de curta distância, ponto-a-ponto e de baixa emissão crescer. As companhias aéreas redimensionarão suas frotas para acomodar aeronaves menores, mais eficientes e ecologicamente corretas e buscarão abrir rotas mal atendidas com serviços diretos por meio de operações do “tamanho certo”.

Informações da Deutsche Aircraft

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias