Droga de Guarulhos para Maldivas e outras apreensões da PF e RF na semana passada

Foto: Paulo Pinto / Fotos Públicas

Esse é um resumo das principais apreensões de drogas e ilícitos realizados pela Polícia Federal e Receita Federal na semana passada, nos aeroportos do Brasil. Mais uma vez, uma semana intensa para os agentes que atuam nos aeroportos brasileiros.

Casal tenta embarcar para Maldivas com droga

A Polícia Federal, no Aeroporto Internacional de São Paulo, prendeu na noite do dia 5 de maio um casal de brasileiros com 6 kg de cocaína dentro de suas malas.

Policiais federais, em fiscalização de rotina junto aos balcões de check-in, abordaram um casal de brasileiros e os entrevistaram. Em razão das contradições apresentadas nas respostas de cada um deles, sobre os motivos da viagem, ambos foram conduzidos a uma sala reservada onde passaram por revista das bagagens e busca pessoal.

Ao submeter as malas de ambos ao aparelho de raio-x, ficou evidenciada a existência de algo oculto em suas estruturas. Conduzidos à delegacia, eles receberam voz de prisão, após os exames periciais testarem positivo para cocaína na substância encontrada, que totalizou 6 kg.

Os presos, que pretendiam embarcar para a cidade do Male, nas Ilhas Maldivas, serão apresentados à Justiça Federal onde responderão pelo crime de tráfico internacional de drogas.

Drogas no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro

A Polícia Federal e a Receita Federal prenderam em flagrante em 6 de maio, no Aeroporto Galeão, um homem ao desembarcar com 6 pacotes de drogas, contendo aproximadamente 7 kg de maconha.

Em desdobramento do flagrante, os policiais federais realizaram a prisão, em Campo Grande/RJ, do destinatário do material entorpecente apreendido, que seria distribuído em diversas comunidades do Estado.

Os criminosos foram conduzidos à Delegacia Especial da Polícia Federal no Aeroporto Galeão, para os procedimentos de praxe, e responderão pelo crime de tráfico de drogas, cuja pena pode chegar até 15 anos de reclusão.

Mais de 3 kg de drogas no aeroporto de Rio Branco

Na tarde de quinta-feira (6/5), no Aeroporto de Rio Branco, policiais federais prenderam um indivíduo que transportava mais de 3 quilos de cocaína na bagagem que seria despachada num voo com destino à Goiânia-GO. 

Na ocasião, dois policiais realizavam a triagem e averiguação das bagagens e suspeitaram de um passageiro, momento em que foram identificados três tabletes escondidos em meio a roupas.  No local, foi realizado o narcoteste com resultado positivo para cocaína.

O preso foi autuado em flagrante na SR/PF/AC por tráfico interestadual de drogas, cuja pena pode ultrapassar os 15 anos de prisão.

Somente de janeiro a maio deste ano, oito prisões já foram realizadas pela Polícia Federal no aeroporto de Rio Branco, fruto do grande esforço de fiscalização policial e investigações envolvendo os pontos de saída de drogas pelo modal aéreo.

PF prende em flagrante homem Santos Dumont

Na terça-feira (4/5), policiais federais prenderam em flagrante um homem, em fiscalização de rotina, ao desembarcar no Aeroporto Santos Dumont de um voo oriundo do Aeroporto Viracopos, em Campinas. Ao se deparar com os policiais federais, ele aparentou excessivo nervosismo.

Com o suspeito foram encontrados cerca de 3,5 kg de maconha e 4,6 kg de uma substância branca, submetida à perícia definitiva, acondicionadas em cinco pacotes escondidos em sua mala.

O preso foi conduzido à Delegacia da PF no Aeroporto Internacional Tom Jobim, para os procedimentos de praxe e responderá pelo crime de tráfico de drogas, cuja pena pode chegar até 15 anos de reclusão.

Outra no Galeão

Alfândega da Receita Federal no Aeroporto do Galeão apreendeu, na quinta-feira (6), cerca de 7 kg de maconha em operação de rotina do Serviço de Conferência de Bagagem. Foram detectados pacotes contendo matéria orgânica dentro de bagagem despachada em voo procedente de Campinas, com origem em Manaus.

A fiscalização aduaneira acionou a Polícia Federal e o passageiro, de 21 anos, foi abordado no setor de desembarque. O teste preliminar indicou resultado positivo para maconha do tipo skunk. O passageiro recebeu voz de prisão. O valor estimado da apreensão é de R$ 70 mil.

Balanço de Viracopos

No final do mês de abril, a Receita Federal em Viracopos apreendeu cerca de 2,4 kg de cocaína em três remessas de exportação com destinos diversos.

A droga, em dois dos casos, estava oculta dentro do forro de jaquetas de inverno, uma delas destinava-se à Austrália e o outro casaco seguiria para as Filipinas. Na primeira remessa, a peça de roupa escondia 710 gramas do entorpecente, enquanto para o país filipino seriam enviados 670 gramas da substância.

Na terceira remessa a forma de ocultação foi mais original, uma vez que a cocaína foi escondida em uma prancha de skateboard. Nesse caso, o Egito receberia 1,010 kg da droga, se não fosse o trabalho de fiscalização da Sarpe.

Em todos os casos, a seleção das remessas é realizada por critérios objetivos de análise de riscos para entorpecentes e ilícitos, que se soma a experiência de fiscalização dos servidores da Receita Federal. Destaca-se, ainda, o crescente empenho das empresas de courier em manter a conformidade nos seus procedimentos.

Informações da Polícia Federal e Receita Federal

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias