Início Empresas Aéreas

Drogas são encontradas em avião ‘preighter’ da TAP que sairia da Venezuela

Uma apreensão de drogas foi feita em um avião Airbus A330neo da TAP, nesta quarta-feira (5), na Venezuela, pouco antes da decolagem. Desta vez, porém, a droga não estava numa mala despachada ou ingerida por um passageiro como vemos nas séries de TV, mas sim na carga da aeronave.

A TAP Air Portugal só opera atualmente voos de cargas para a Venezuela, com previsão de retorno para novembro das operações comerciais com passageiros, como revelamos aqui em primeira mão.

Até lá, os voos cargueiros são feitos com os aviões Preighters, palavra em inglês criada na pandemia que mistura Passenger e Freighter, respectivamente Passageiro e Carga, em português. Neste caso, os aviões de passageiros são adaptados para levar cargas no compartimento principal, seja em cima dos assentos ou retirando as poltronas para poder levar cargas de pequeno volume no lugar.

Segundo a nota da empresa, obtida pelo jornal português TSF, “a TAP confirma que o voo exclusivamente cargueiro Caracas – Lisboa, de 5 de maio, foi cancelado, estando as autoridades locais a conduzir as investigações relativas a produtos de eventual natureza estupefaciente, que teriam sido encontrados no porão de carga, numa ação de controle de segurança obrigatória da aviação civil da responsabilidade da Guarda Nacional Bolivariana”.

A aeronave envolvida é o Airbus A330-900neo de matrícula CS-TUK, que ostenta as cores da Star Alliance, aliança aérea a qual a TAP faz parte. Segundo a companhia, os três tripulantes deste voo cargueiro encontram-se no hotel e a TAP está prestando toda a colaboração e informações às autoridades locais.

Não foi revelado qual era o tipo de droga encontrada e se estaria apenas solta no porão, dentro de outra carga ou escondida em algum compartimento. A aeronave ainda se encontra em solo venezuelano até a publicação desta matéria, segundo dados do RadarBox.