Início Regulamentação

Drone de 115 kg inicia testes no Brasil para entrega aérea de produtos

Após obter aprovação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para voos experimentais com drone classe 2 (com peso máximo de decolagem entre 25 kg e 150 kg), o drone modelo FW 150 da empresa XMobots se prepara para alçar voos maiores. A aeronave, de aproximadamente 115 kg, inicia nesta semana um projeto-piloto que prevê a entrega de produtos de saúde em áreas remotas pelo país.

Imagem:  XMobots

Ainda em fase inicial, o projeto, que conta com a colaboração de técnicos da ANAC, tem por objetivo futuro o transporte de carga de pequeno e médio porte em distâncias de até 1.000 km e em operações além da linha de visada visual (beyond visual line of sight – BVLOS), quando o operador não precisa ter contato visual direto com a aeronave. De acordo com o cronograma da XMobots, o processo deverá ser concluído em 2022.

Até a conclusão de todo o trabalho, a empresa precisará atestar, por meio de ensaios técnicos, que o projeto está em conformidade com as regras gerais para operação de aeronaves não tripuladas de uso civil — o Regulamento Brasileiro de Aviação Civil Especial (RABAC-E) nº 94, publicado pela Agência em maio de 2017.

O Superintendente de Aeronavegabilidade da ANAC — área responsável pela análise e condução dos projetos de certificação de aeronaves remotamente pilotadas -, Roberto Honorato, mostra-se otimista com os projetos apresentados à Agência para o desenvolvimento comercial de atividades que tem o drone como meio de transporte.

Na sua avaliação “o serviço de delivery realizado com essas aeronaves é o que tem o maior potencial de crescimento a curto e médio prazo, e um dos mais promissores também”.

Com informações da ANAC e XMobots

Sair da versão mobile