Início Regulamentação Drone eBeeX ganha autorização da ANAC para voos além do alcance visual

Drone eBeeX ganha autorização da ANAC para voos além do alcance visual

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) concedeu Autorização de Projeto à empresa AL Drones para voos além do alcance visual (BVLOS, sigla em inglês para Beyond Visual Line of Site) do drone eBeeX, fabricado pela empresa suíça SenseFly representada no Brasil pela Santiago & Cintra Geotecnologias.

A aprovação BVLOS significa que os drones podem voar sem que o piloto mantenha contato visual com a aeronave e sem a necessidade de observadores auxiliares para voar longas distâncias. Para que os drones possam usufruir dessa operação, os fabricantes devem demonstrar à ANAC que seus projetos cumprem com requisitos específicos de segurança por meio de análises de engenharia e ensaios de voo com a presença de engenheiros responsáveis da Agência.

Com essa autorização, todos os operadores do SenseFly eBeeX no Brasil poderão voar BVLOS. Para isso, é preciso obter um Certificado de Aeronavegabilidade Especial para RPA (CAER) para a aeronave. A profissionalização desse setor é fundamental para que mais empresas, de diversos segmentos do mercado, tenham acesso a drones certificados e qualificados para voos além do alcance visual. Esse tipo de certificação ajudará a expandir a operação de drones de forma relevante para a agricultura, mineração, cadastramento e construção civil, que são apenas alguns exemplos da aplicação deste produto. 

Informações da ANAC

Sair da versão mobile