Drone filma jatinho Cessna pousando com menos de 400 metros de pista

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Uma aeronave executiva do modelo Cessna Citation fez um belo pouso curto no Rio de Janeiro e tudo foi registrado por um drone às margens da pista, conforme as imagens acima (espere carregar).

A aeronave de matrícula PT-MMV é um Cessna Citation Bravo, que pode levar até oito passageiros. O avião em questão pertence à LuzCraft Aviation, empresa que administra aeronaves, segundo dados públicos disponíveis no Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB).

O flagra foi gravado durante o pouso no Aeroporto de Sepetiba (Clube CEU), na grande Rio de Janeiro. A pista do aeroporto conta com apenas 750 metros de comprimento, mas o Citation usa pouco mais da metade dela, demonstrando grande performance e habilidade do piloto.

Imagem do Google Maps

Calculando a distância do pouso entre a cabeceira e a pista de táxi que o jato usou para sair da pista, foram percorridos apenas 380 metros.

Segundo as especificações da Cessna, a distância mínima de pouso para o Citation Bravo é de 767 metros, isso é baseado num pouso a nível do mar (praticamente a altitude do Clube CEU) e também com quatro passageiros. No entanto, se a aeronave tiver apenas os pilotos a bordo, o peso diminui e a eficiência dos freios aumenta, precisando de bem menos pista para parar.

De qualquer maneira é uma bela filmagem feita por um drone e mostra as capacidades do jato de operar em pistas curtas.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagens pela Avianca Brasil e Azul Linhas Aéreas. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias