Duas companhias aéreas latinas voltaram a voar ao Rio de Janeiro hoje

Nesse sábado, 17 de outubro de 2020, as empresas aéreas Copa Airlines, do Panamá, e Avianca Colômbia retomaram suas operações ao Rio de Janeiro, após um hiato temporal de sete meses sem pousarem em solo carioca. Ambos os voos foram recebidos com a saudação de jatos de água dos bombeiros do aeroporto.

Vai ter Copa

No caso da empresa panamenha, o voo CM-873 pousou no Galeão às 5h18 da manhã, com um atraso de quase três horas. O motivo do atraso não foi divulgado, mas o aeroporto da Cidade do Panamá acaba de reabrir e tem diversas restrições de embarque por conta da Covid. Os passageiros precisam estar atentos às regras de entrada e saída para não terem surpresas.

A operação da Copa na rota do Rio para o Panamá, segundo dados do site da própria empresa aérea, acontecerá uma vez por semana (aos sábados) até o fim de outubro. Em novembro, as frequências passam a três vezes e, na segunda quinzena do mês para quatro vezes por semana, às segundas, quartas, sextas e sábados. Em dezembro, retornam os voos diários.

Os voos da Copa são operados com aeronaves Boeing 737, único modelo em operação na empresa do Panamá.

Plano da Avianca

Por sua vez, a Avianca retomou a ligação entre o Rio de Janeiro e Bogotá, capital da Colômbia com o voo AV-261. O serviço inaugural pousou trinta minutos adiantado, às 2h01 da madrugada. Apesar do voo pontual, a Colômbia também conta com restrições de entrada e saída, que devem ser de atenção dos passageiros a fim de evitar surpresas na hora da viagem.

Segundo dados consultados no site da empresa aérea, estão disponíveis dois voos por semana até o final de novembro, inicialmente operando às terças e sábados na rota Rio – Bogotá. Tal frequência passa a ser às segundas e sextas-feiras em meados de novembro. Os voos são operados com aeronaves Airbus A319 com 120 assentos.

Se for viajar para a Colômbia, observe que para entrar no país é necessário apresentar o teste PCR para COVID-19 com resultado negativo feito, no máximo, 96 horas antes do voo. Além disso, é necessário preencher o formulário ‘pré-check-in’ para agilizar o processo migratório e deve relatar seu estado de saúde no aplicativo Coronapp. Se você não cumprir esses requisitos, sua entrada no país será negada. É recomendado que se consultem as páginas dos órgãos oficiais da Colômbia, pois poderão ser feitos ajustes nos requisitos de entrada ou na documentação necessária para voar.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias