Dubai paralisa obras do maior aeroporto do mundo

Segundo reportou a Bloomberg, as obras do Aeroporto Internacional Al Maktoum em Dubai, futuro maior aeroporto do mundo, foram paralisadas em razão das instabilidades econômicas na região do Golfo Pérsico.

Al Maktoum Dubai DWC Airport

O aeroporto foi projetado para ser o maior do mundo, com uma capacidade anual de mais de 250 milhões passageiros, mas, segundo fontes da Bloomberg, todo o orçamento para a continuidade da obra foi congelado até novo aviso.

No final do ano passado, a data de conclusão para a primeira fase do aeroporto, que consiste num super-hub de US$ 36 bilhões para apoiar a consolidação da Emirates como a transportadora de longo-curso número um do mundo, já havia sido postergada em cinco anos, para Outubro de 2030. Agora, a empresa estatal que administra o aeroporto se pronunciou dizendo que está revendo os cronogramas e que detalhes como datas e próximos passos ainda não estão finalizados.

Dubai Airport

A declaração também informou que visa aproveitar-se ao máximo das tecnologias emergentes para otimizar investimentos. O valor total do investimento para concluir o projeto é de US$ 82 bi.

De acordo com a Bloomberg, a economia de Dubai cresceu no ano passado na taxa mais baixa desde 2010. Como um grande centro comercial, a economia dos Emirados tem sentido o impacto da ampliação das tensões geopolítica e dos baixos preços do óleo. O turismo tem estagnado desde 2017.

GDP Dubai
Gráfico mostra o crescimento do PIB de Dubai perdendo força ao longo dos anos

Uma parte já está operando

Uma “pequena parte” do projeto do aeroporto, também conhecido como Dubai World Central, foi entregue em 2013, como forma de desafogar o saturado Dubai International Airport.

Essa entrega de um terminal e uma pista de 4.500 metros aumentou a capacidade anual de passageiros em Dubai em mais de 26,5 milhões no ano passado, no entanto, o número de clientes reais foi apenas 900.000, já que apenas 11 empresas aéreas operam no novo terminal (até o final de 2019 serão 15, a maioria em voos sazonais). A maior parte dos voos cargueiros para Dubai já opera no novo aeroporto.

Carlos Ferreira

É profissional de marketing e pesquisador de temas relacionados à aviação há quase duas décadas. Leva a câmera fotográfica para onde vai e faz mais fotos de aviões do que dos passeios. Responsável pela linha editorial da revista eletrônica AEROIN.net.