‘É muito, muito perigoso’, afirma piloto da Copa ao arremeter em tempestade no RS

Um voo da Copa Airlines no final de semana acabou não conseguindo pousar em Porto Alegre devido a uma tempestade “muito perigosa”, segundo o piloto.

Avião Boeing 737-800 Copa Airlines

O voo CM821 da Cidade do Panamá para Porto Alegre, que é um dos mais longos da Copa Airlines e dura em torno de 7 horas em dias normais, levou uma hora a mais no último sábado (4), depois de uma tempestade.

Já passava da meia-noite quando a tormenta impediu o pouso do Boeing 737-800 no Aeroporto Internacional Salgado Filho. Uma consulta ao boletim meteorológico apontou que havia rajada de ventos de 38 nós (70 km/h) e visibilidade de 2 mil metros, com fortes tempestades, chuvas e névoa úmida.

Algumas nuvens estavam a apenas 18 metros de altura e havia forte turbulência no setor, fazendo com que o avião arremetesse. Em conversa gravada entre o piloto e a torre de controle, é possível sentir o tom de atenção total na operação.

Reprodução da trajetória do voo que foi desviado – RadarBox

Após informar que estava arremetendo, o piloto da Copa diz: “Senhor, eu preciso da sua ajuda, por favor. Estamos no meio de uma tempestade forte, desviamos para a esquerda, precisamos de vetoração ou desviamos para Florianópolis. O tempo que você falou na final está realmente, realmente perigoso. Estamos desviando para a esquerda, por favor me dê vetoração para Florianópolis”.

Após essas palavras objetivas, o voo foi desviado sem maiores problemas, veja o vídeo na íntegra abaixo. O Boeing 737 chegou em Florianópolis à 01h17 e os passageiros desembarcaram ali. O avião seguiu em translado para o Panamá na manhã de segunda-feira (6) e a Copa enviou um voo extra da Cidade do Panamá para Porto Alegre no domingo, além do voo já previsto, para poder resgatar os passageiros que embarcariam no sábado.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias