Foi reforçado o monitoramento de passageiros no Aeroporto de Boa Vista

Como parte do planejamento das ações de enfrentamento ao Coronavírus no Estado, a Secretaria de Saúde de Roraima, em parceria com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), iniciou na última quarta-feira (16) uma ação de testagem por antígeno para Covid-19 em passageiros que desembarcam no Aeroporto Internacional de Boa Vista.

Imagem: Renato Maia, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

A ação tem o intuito de identificar os casos positivos de Covid-19 no Aeroporto e interromper a cadeia de transmissão da doença. Segundo a diretora do Departamento de Vigilância Sanitária, Mayara Bianca Carneiro, a Anvisa é responsável pela abordagem dos passageiros ainda na aeronave,  área restrita do Aeroporto.

“Se durante a abordagem da Anvisa for detectado algum passageiro com sintomas da Covid-19, de imediato ele será encaminhado para o posto de coleta, onde a equipe da Coordenadoria Geral da Vigilância em Saúde, realiza o teste de antígeno, que é um  teste rápido cuja o resultado é obtido em até 30 minutos”, explicou.

Em casos de passageiros que testarem positivo, todas as informações necessárias para o acompanhamento e monitoramento daquele passageiro serão fornecidas no próprio local. Mayara Bianca Carneiro esclarece que a ação conta com equipes escaladas para atuar no Aeroporto durante toda a semana, e em todos os horários de voos, inclusive na madrugada.

“Todos os profissionais estão capacitados para esse monitoramento, mas é necessário que os passageiros façam sua parte no sentido de seguir o protocolo padrão para casos de covid-19”, alertou Mayara.

Com informações do Governo de Roraima

Leia mais:

Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias