Azul recebe seu primeiro Embraer E195-E2 amanhã, com transmissão ao vivo

Faltam poucas horas para a estreia global do E195-E2. A brasileira Azul Linhas Aéreas receberá a primeira unidade do modelo num grande evento com transmissão ao vivo pela internet.

As duas empresas farão uma grande celebração na próxima quinta-feira, dia 12 de setembro, data em que será entregue o primeiro jato de nova geração E195-E2. A melhor parte é que esse momento será transmitido ao vivo pela Embraer em suas redes sociais. O link para assistir pelo Youtube está disponível no topo dessa matéria.

Será um marco histórico para ambas as empresas, já que trata-se da entrega do maior avião comercial já construído no Brasil, equipado com a mais avançada tecnologia, capaz de reduzir os custos operacionais em até 25%, quando em comparação com a série anterior.

A Azul tem 51 encomendas desse modelo e, com sua chegada, projeta uma grande renovação da frota ao longo dos próximos anos. O negócio tem um valor estimado de USD 3,2 bilhões, a preço de lista. O E2 possui novos motores e asas novas, sistema fly-by-wire e um trem de pouso remodelado. O consumo de combustível é, em média, 20% inferior à série anterior do E195, tornando o avião o mais sustentável da categoria. A autonomia é de até 2.600 milhas, 600 milhas a mais que o E195. Apesar de ser maior, o avião continua podendo operar no Santos Dumont, no Rio, um dos aeroportos mais críticos do país.

Com matrícula final PR-YVA, o primeiro E195-E2 da Azul tem uma pintura mega especial com os valores da companhia estampados: Segurança, Consideração, Integridade, Paixão, Inovação e Excelência. Esta pintura especial é uma derivação do A320 da JetBlue de matrícula N598JB batizado de “Inspiring Humanity”. A campanha na aérea irmã americana faz parte do seus valores e seu lema que é trazer de volta a humanidade e compaixão nas viagens aéreas.

O E195-E2 é a aeronave mais ecológica de sua categoria. Tem os níveis mais baixos de ruído externo e emissões. Ele transporta mais carga útil e queima 25,4% menos combustível por assento do que a aeronave da geração anterior. Seu alcance máximo é de 4.800 km (2.600 milhas náuticas) com carga total de passageiros, 600 nm a mais do que o E195-E1, e possui três fileiras de bancos adicionais. As companhias aéreas podem optar por configurar a cabine em duas classes com 120 assentos ou uma única classe com até 146 assentos.

Assim como o E190-E2, o E195-E2 possui os maiores intervalos de manutenção na categoria de jato de um único corredor – 10.000 horas de voo para verificações básicas. Isso significa 15 dias adicionais de utilização de aeronaves ao longo de um período de dez anos em comparação com os atuais E-Jets.

A Embraer é a fabricante líder mundial de aeronaves comerciais com até 150 assentos, com mais de 100 clientes em todo o mundo. Somente no programa de E-Jets, a Embraer registrou mais de 1.800 pedidos e 1.500 aeronaves foram entregues. Hoje, os E-Jets estão voando na frota de 80 clientes em 50 países. A versátil família de 70 a 150 assentos voa com companhias aéreas de baixo custo, bem como com operadoras regionais e tradicionais.

Carlos Ferreira

É profissional de marketing e pesquisador de temas relacionados à aviação há quase duas décadas. Leva a câmera fotográfica para onde vai e faz mais fotos de aviões do que dos passeios. Responsável pela linha editorial da revista eletrônica AEROIN.net.