El Al Airlines chama jovem de 27 anos de “marionete do pai” e tenta barrar compra

O Conselho de Administração da El Al está tentando impedir a transferência do controle da tradicional companhia aérea israelense para Eli Rozenberg, o jovem de 27 anos que adquiriu 42,89% das ações com uma oferta pública de US$ 150 milhões na semana passada. A empresa alega que Eli Rozenberg é uma “marionete” que age em nome de seu pai, o empresário de Nova Iorque, Kenny Rozenberg, que não é cidadão israelense e, portanto, não poderia comprar as ações.

Segundo a Reuters, um advogado que representa a diretoria não-executiva da El Al escreveu uma carta aos ministros da Defesa e dos Transportes: “Pediremos que vocês reconsiderem o pedido de autorização para controlar a El Al”. Eli Rozemberg ainda espera a aprovação formal do governo israelense para que possa trocar todo o Conselho de Administração da empresa aérea por uma lista de nomes de sua preferência (ou da preferência de seu pai).

Conforme o periódico Globes, Tami Mozes-Borovitz, a atual acionista controladora da El Al por meio de sua empresa familiar Knafaim Holdings Ltd., também estaria por trás da tentativa de impedir a transferência da companhia aérea.

Mistério

O novo proprietário da El Al, Eli Rozenberg, “permanece envolto em mistério”. Até agora, ele não concedeu nenhuma entrevista à mídia e, segundo consta, nem mesmo conheceu alguns dos assessores que contratou para sua recém-formada empresa Kanfei Nesharim Aviation.

“De acordo com as informações obtidas pela El Al, a Kanfei Nesharim é uma empresa controlada pelo empresário americano Kenny Rozenberg, que não é cidadão ou residente em Israel. Para contornar as restrições legislativas, as ações da Kanfei Nesharim são registradas em nome de seu filho, o senhor Eli Rozenberg, um jovem de 27 anos que carece de meios independentes e experiência empresarial, para criar a falsa aparência de acionista controlador”.

Na carta, El Al solicitou uma reunião urgente com ministros do governo. Aguardemos as cenas dos próximos capítulos.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Azul terá Airbus A320neo logojet para celebrar parceria com o Itaú...

0
Enquanto o Turismo se prepara para a retomada, Azul, Itaú Unibanco e Visa lançam o Azul Itaucard Visa Infinite, um dos cartões com a melhor