El Al recebe o seu primeiro Boeing 787 Dreamliner

A Boeing e a aérea israelense El Al celebraram a entrega do primeiro 787 Dreamliner para a companhia. O avião foi adquirido através de um leasing com a empresa Air Lease Corporation.




O 787-9 pousou em Tel Aviv após um voo sem escalas do Paine Field, nas proximidades de Seattle – EUA. A voo demonstrou o longo alcance do 787, que cumpriu sem problemas a rota de 10.856 km de distância.

“A chegada do primeiro Boeing 787 Dreamliner é um dia de orgulho para todos nós na El Al”, disse o CEO David Maimom, que complementou: “Este momento destaca o processo de renovação de frota que está em curso na El Al, processo que começou um ano e meio atrás quando decidimos encomendar 16 Dreamliners. Nós estamos felizes em embarcar em uma nova jornada com o nosso primeiro 787.”

Além de trazer um alcance de grandes jatos para uma aeronave de porte médio, o 787 irá permitir à El Al uma economia de combustível imbatível, utilizando 20 a 25% menos combustível que os aviões que ele irá substituir, como o Boeing 767.

A El Al tem sido uma empresa com frota totalmente Boeing desde sua primeira entrega em 1961, e atualmente opera uma frota com mais de 40 aeronaves, incluindo os 737NGs, 747, 767 e 777. A companhia chegou a operar para o Brasil com o 777-200ER, mas a rota foi cancelada em 2011 devido ao alto preço do combustível associado aos desvios necessários pelo fato da companhia estar proibida de sobrevoar a maioria dos países árabes, além de atritos na época entre os governos brasileiro e israelense.

Na cerimônia de encerramento da rota a empresa afirmou que pretendia voltar a operar para o Brasil um dia. Com a economia entregue pelos novos 787 Dreamliner, rumores surgiram sobre a sua possível volta, mas que não depende apenas de aspectos operacionais e financeiros.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Boeing.

Carlos Martins

Despertou a paixão pela aviação em 1999 em um show da Esquadrilha da Fumaça. Atualmente é Piloto Comercial, Despachante, Bacharel em Ciências Aeronáuticas, membro da AOPA e veterano da Western Michigan University #GoBroncos