El Al revela Boeing 787-9 que homenageia Jerusalém, capital de Israel

A El Al está prestes a receber seu décimo-segundo Boeing 787-9 em 19 de setembro, numa ocasião em que é esperada a estreia do terceiro Dreamliner da empresa com uma pintura especial.

Em homenagem à Jerusalém, capital de Israel, a aérea trocou o tradicional prata de sua pintura pelo dourado, batizando o Boeing de prefixo 4X-EDM como “Jerusalém de Ouro”. O nome de batismo do avião é também o nome do hit “Yeroushalayim Shel Zahav” (“Jerusalém de ouro”), da cantora israelense Naomi Shemer, de 1967.

Foto: El Al

De Israel para EUA e Europa

Em 19 de setembro, o “Jerusalém de Ouro” é esperado em Israel. Depois disso, como seus onze irmãos, ele será usado em voos diretos para Nova York, Newark, Los Angeles, Miami, Las Vegas, São Francisco, Toronto, Londres, Paris, Hong Kong e Hong Kong. A empresa também planeja expandir a rede de rotas este ano com voos para Pequim, Mumbai, Tóquio e Chicago.

Ao mesmo tempo, os três últimos Boeing 747-400 devem deixar a frota da empresa até o final de outubro.

Não é o único com acabamento especial

Dos doze Boeing 787-9 da El Al, três têm pinturas especiais. No verão de 2018, o 4X-EDF foi pintado com um visual retrô dos anos 60, por ocasião de seu aniversário de 70 anos. Além disso, o 4X-EDD recebeu uma pintura especial “Las Vegas & San Francisco”, como comemoração aos seus novos destinos; enquanto Las Vegas é anunciada no lado direito da fuselagem, à esquerda está a silhueta estilizada de São Francisco com a famosa Ponte Golden Gate. E o terceiro especial é o próprio “Jerusalém de Ouro”.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias