El Salvador diz que México quis acobertar 12 infectados com Covid-19 em voo da Avianca

Tudo aconteceu muito rápido. Na segunda-feira,16, à tarde, o presidente de El Salvador, Nayib Bukele ordenou o fechamento imediato do Aeroporto Internacional Monsenhor Oscar Arnulfo Romero e anunciou que os voos que já estavam em andamento deveriam ser desviados. Mas isso gerou um atrito de seu país com o México.

“A pista do aeroporto de El Salvador está fechada para aviões que não são de carga até novo aviso. Os aviões a caminho devem mudar seu plano de voo”, anunciou ele em sua conta no Twitter.

Em mensagens subsequentes, Bukele disse que havia 12 casos confirmados de pessoas infectadas com o novo coronavírus que voariam do México para San Salvador em um voo da Avianca que decolaria às 16h locais e avisou que o avião não teria permissão para entrar no país.

“Peço a todas as pessoas que planejam embarcar nesse voo que não o façam. Aqueles que embarcam no avião da Avianca estão colocando em risco a vida de suas famílias. A tripulação também está em risco”, acrescentou.

Então ele atacou o governo mexicano: ” Quão irresponsáveis ​​são as autoridades mexicanas. Esses pacientes deviam estar isolados, não circulando no aeroporto”, disse ele.

Suas mensagens foram respondidas pelo ministro do Exterior do México, Marcelo Ebrard, que instruiu Bukele a relatar os supostos casos de pacientes com coronavírus que viajariam para El Salvador. “Compartilhe com a gente quais são os 12 casos de coronavírus mencionados e que foram confirmados? É responsável, neste e em qualquer outro caso”, escreveu Ebrard.

O ministro das Relações Exteriores do México acrescentou que todos os voos para El Salvador, incluindo o mencionado pelo presidente salvadorenho, foram suspensos como parte de um esforço para conter a propagação do vírus.

O cancelamento do voo também foi confirmado pela Avianca na conta do Twitter @AviancaCAM. A companhia aérea divulgou um comunicado agradecendo a Bukele por alertá-los “sobre pacientes com covid-19 tentando embarcar no voo Avianca 431 da Cidade do México para El Salvador”.

“Graças a isso, evitou-se colocar em risco a tripulação, os passageiros e mais pessoas . Cancelamos o voo e estamos trabalhando continuamente com as autoridades de El Salvador e outros países para melhorar os protocolos de saúde das operações aéreas”, acrescentou Avianca.

No entanto, mais tarde, Ebrard informou que as autoridades de saúde avaliaram todos os passageiros do voo da Avianca para El Salvador, incluindo “12 jovens salvadorenhos usando máscaras”, e não encontraram nenhum doente. Em tom de ironia Ebrard continuou “informei o presidente Bukele que sei que ficará muito satisfeito”.

Verificamos no FR24 que o voo AV431 de segunda-feira, 16, foi realmente cancelado, mas o impasse ficou no ar e algumas rusgas entre os dois governos. Dificilmente saberemos quem estava falando a verdade sobre o caso ou como o presidente salvadorenho teria ficado sabendo dos doze passageiros supostamente infectados.


Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias