Início Vídeos Em bonito vídeo de pouso sem visibilidade, Boeing 787 voa ‘sozinho’ até...

Em bonito vídeo de pouso sem visibilidade, Boeing 787 voa ‘sozinho’ até o toque

O avião a instantes do toque na pista, em cena do vídeo desta matéria

Quem é familiarizado com a aviação costuma já saber que certos aviões são capazes de fazer o pouso por conta própria, de forma totalmente automatizada, porém, para aqueles que apenas admiram a aviação, sem maior proximidade com o assunto, o pouso automático pode soar como algo impossível ou irreal.

Assim, hoje trazemos nesta matéria mais um bonito e interessante vídeo que mostra, de dentro do cockpit, a experiência de um pouso desse tipo, o chamado “autoland”, para que você acompanhe na prática esse procedimento em que a aeronave faz a aproximação e o toque na pista por conta própria.

O autoland é usado principalmente para casos em que a visibilidade está tão reduzida por condições meteorológicas adversas que não permite que os pilotos enxerguem a pista com antecedência, para realizarem o toque da maneira correta e segura, gerando um risco de acidente ou incidente.

Mas vale destacar que não é qualquer avião ou qualquer piloto que pode fazer um autoland, e nem mesmo em qualquer aeroporto. Os tripulantes devem ter treinamento específico, a aeronave deve ser aprovada e ter instrumentos para tal procedimento e o aeroporto também deve disponibilizar os meios (equipamentos e controladores de tráfego aéreo) adequados para isso.

Geralmente, apenas empresas aérea e aeroportos que operam frequentemente em condições adversas de meteorologia investem em ter essa capacidade, pois os custos dos desvios e cancelamentos de voos justificam o dinheiro gasto com os processos e equipamentos necessários.

No vídeo abaixo, divulgado pelo piloto Dean Pearce, que é comandante em uma das empresas aéreas dos Emirados Árabes Unidos, você acompanha o Boeing 787 fazendo a aproximação automática no Aeroporto de Abu Dhabi. Note como as luzes da pista aparecem apenas nos instantes finais antes do pouso, enquanto o sistema automático da aeronave efetua o arredondamento e o toque de maneira suave:

Sair da versão mobile