Em breve, os voos entre o Cairo e Israel deixarão de ser misteriosos

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Foto de Timo Breidenstein, GFDL 1.2 via Wikimedia

Segundo reportou a mídia egípcia na semana passada, o governo do Egito, através da companhia aérea estatal Egyptair, planeja ter 21 voos para Israel todas as semanas. Serão três voos por dia com destino a Tel Aviv, numa rota onde, há décadas, apenas a Air Sinai opera voos, digamos, “misteriosos”.

Acontece que a ligação aérea entre as duas cidades nunca foi algo amplamente divulgado e, inclusive, a Air Sinai mal pinta suas aeronaves que operam na rota, mantendo-as na cor branca e / ou sem qualquer identificação da empresa. Tudo isso por conta da resistência de uma parte da sociedade egípcia sobre os tratados que o país tem com Israel (muitos são contrários). Um exemplo está no falecido ex-presidente egípcio, Hosni Mubarak, que jamais permitiu que uma companhia aérea estatal pousasse em Israel.

No entanto, agora, com os acordos regionais no Oriente Médio e as quebras de paradigma na região, a Egyptair apresentou um pedido oficial para operar voos para Tel Aviv, segundo autoridades confirmaram à i24NEWS, na semana passada. O desenvolvimento segue a visão do Egito de que os históricos Acordos de Abraão entre Israel, Bahrein e os Emirados Árabes Unidos aliviaram dramaticamente as tensões regionais e abriram novas possibilidades para viagens e comércio.

A Air Sinai opera atualmente sete voos por semana usando apenas duas aeronaves designadas. De acordo com o pedido, o Egito busca substituir a companhia aérea menor pela nacional e, com isso, tornar “oficial” a ligação entre os países e abraçar um mercado repleto de turistas, que costumam emendar uma visita a Israel, após passar um tempo na terra dos faraós.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias