Em comunicado interno, GOL fala de situação grave e prevê medidas de proteção

Em comunicado emitido a todos os seus mais de 15 mil funcionários na última sexta-feira, 13, a Gol Linhas Aéreas passa uma mensagem de seriedade ante a situação que está por vir. Embora a epidemia tenha um período transitório, o impacto para a indústria da aviação será sem precedentes.

Nos últimos dias temos visto duras ações sendo tomadas por empresas aéreas de todo o mundo no esforço de mitigar a disseminação do coronavírus que, embora de baixa letalidade, pode levar sistemas de saúde inteiros ao colapso, resultando num número elevado de mortes.

Então, para “achatar” a curva de contágio, os governos têm adotado estratégias de distanciar as pessoas umas das outras, reduzindo o contato de infectados com pessoas sãs. E essas medidas incluem o fechamento de fronteiras, quarentenas gerais e toques de recolher, afetando o coração da indústria do turismo, seja ele de lazer ou de negócios.

Para garantir sua sobrevivência, as companhias aéreas têm adotado medidas críticas para reduzir custos desnecessários e cortar investimentos. Com a Gol Linhas Aéreas, não poderia ser diferente e, na semana passada, sua alta gestão publicou a seguinte nota aos seus funcionários, conclamando o esforço combinado para manter a empresa saudável.

Leia o comunicado na íntegra.

As próximas semanas ainda são incertas e a mudança de cenário está diretamente ligada à capacidade dos países de conter a disseminação do vírus, portanto qualquer prognóstico será impreciso.

A Gol ainda não emitiu nenhuma nota oficial falando de cancelamentos de voos, no entanto, sabe-se que operações para Miami, Cancun e Orlando estão operando de maneira reduzida e devem ser canceladas em breve, segundo fontes. Além disso, a malha doméstica também deve sofrer alterações de médio prazo.

Nota: o comunicado nos foi enviado por vários leitores, que pediram para não serem identificados.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Passageiros no GRU Airport confessaram o que faziam com as roupas...

0
Quando policiais federais entrevistaram dois homens que viajariam juntos para a França, desconfiaram das respostas que eles deram no decorrer