Início Acidentes e Incidentes

Em Guarulhos, avião Jumbo é parado antes de decolar e volta rebocado ao pátio

Cena de um dos vídeos que você assiste a seguir nesta matéria

Uma movimentação incomum no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, foi registrada em vídeo neste domingo, 21 de novembro, pouco antes da decolagem de um Boeing 747, conforme você pode assistir nos vídeos abaixo nesta matéria.

Como havíamos informado previamente, o aeroporto receberia neste final de semana uma operação de um Jumbo Jet cargueiro da companhia bielorrussa Rubystar, que traria um carregamento de milhões de lâmpadas.

O Boeing 747-400F registrado sob a matrícula EW-556TQ de fato veio no sábado, 20 de novembro, no voo não regular, já que a companhia não opera de forma programada no Brasil, porém, quando já taxiava para a partida neste domingo, recebeu orientação do controlador de tráfego aéreo para interromper sua movimentação.

Acompanhe na gravação a seguir o momento em que tudo aconteceu, e logo abaixo do vídeo, veja mais informações sobre a ocorrência:

Como se nota nas imagens do vídeo acima, o Boeing 747 apresentava derramamento de combustível pela ponta de sua asa enquanto taxiava rumo à pista 09L do aeroporto de Guarulhos, até que o controlador emitiu a orientação de parada imediata do jato.

A imagem a seguir, da plataforma online de rastreamento de voos FlightRadar24, mostra a posição em que o Jumbo parou:

Após a parada, equipes de emergência deslocaram-se até o avião e os caminhões dos bombeiros utilizaram, por precaução, jatos de água (ou outro fluido a depender da aplicabilidade) para molhar as pontas das asas onde foi observado o derramamento de combustível.

Depois do procedimento de segurança, o avião foi rebocado por um veículo de solo até o pátio de Guarulhos, para que uma verificação fosse efetuada.

Até o momento da publicação desta matéria, não tomamos conhecimento de maiores detalhes sobre algum problema na aeronave, porém, vale destacar que não é incomum que aviões percam um pouco de seu combustível por válvulas e/ou dutos de drenagem quando estão com os tanques completamente cheios.

Pode ter sido este o caso do Boeing 747, embora não seja possível confirmar até o momento.

Por volta de 3 horas e meia depois da parada do taxiamento, o Jumbo da Rubystar partiu novamente rumo à pista 09L, e dessa vez efetuou sua decolagem, embora tenha sido possível observar, novamente em vídeo (veja a gravação abaixo), um pouco de combustível saindo de sua asa durante o início da corrida de pista, o que reforça a possibilidade de ser apenas excesso sendo eliminado conforme o avião balança e o fluido alcança a válvula/duto.

https://aeroin.net/enorme-aviao-jumbo-entra-no-meio-da-pista-de-guarulhos-e-decola-dali-mesmo/

https://aeroin.net/de-novo-piloto-mantem-nariz-jumbo-elevado-20-segundos-pousar-guarulhos/

Sair da versão mobile