Em mais um escândalo, piloto russo deixa uma jovem passageira pilotar um voo comercial

Promotores investigam o que teria ocorrido no voo de Yakutsk para Batagai operado pela IrAero, enquanto isso, o vídeo vazado pela mídia local torna-se um escândalo nacional.

Um vídeo que mostra uma bela jovem testando suas habilidades no controle de um voo comercial foi divulgado pelo site russo news.Ykt.ru. Segundo o veículo, ele foi enviado por um leitor junto com uma mensagem afirmando que houvera sido gravado durante um voo da empresa aérea IrAero, de Yakutsk a Batagai em 31 de agosto de 2019. A aeronave que aparece no vídeo é um Antonov AN-24, compatível com a frota da empresa russa.

A mulher, identificada pela mídia russa como Anna, foi filmada seguindo as instruções do comandante. “Puxe suavemente, agora para a direita, agora para a esquerda e puxe novamente”, podem ser escutados durante o vídeo. 

Ela então consulta o piloto, apontando para a tela de navegação: “Por que não consigo chegar lá?” E ele então responde: ‘Bem, eu não tenho ideia do por quê você não pode chegar lá”. O Siberian Times informou que o nome do piloto era Kirill S.

Um Antonov AN-24 da IrAero

Anna, a co-piloto novata, não se conteve com a emoção e postou fotos e vídeos do voo em sua conta do Instagram com as hashtags ‘Isso foi incrivelmente legal’ e ‘Obrigada’. Quando o caso veio à tona, a conta foi excluída, mas internautas conseguiram salvar algumas imagens.

A IrAero airlines respondeu a pedidos do site news.Ykt.ru dizendo que iniciou uma ‘investigação completa’ da confiabilidade das imagens publicadas. “Há dúvidas de que esses materiais tenham algo a ver com as atividades de nossa companhia aérea no transporte de passageiros”, afirmou o serviço de imprensa da IrAero.

Foto retirada do instagram da jovem

Resumo da ópera

Escândalos envolvendo a aviação não são nenhuma novidade na Rússia. Voar por lá é considerado tão inseguro que a Rússia é tratada à parte nas estatísticas sobre acidentes aéreos.

Mas é importante salientar que a esmagadora maioria das fatalidades está ligada a negligências como essa que acompanhamos nessa matéria. Quer ver mais sobre acontecimentos recentes da aviação russa, acompanhe nas histórias abaixo:

Carlos Ferreira

É profissional de marketing e pesquisador de temas relacionados à aviação há quase duas décadas. Leva a câmera fotográfica para onde vai e faz mais fotos de aviões do que dos passeios. Responsável pela linha editorial da revista eletrônica AEROIN.net.