Em mensagem enigmática, Azul fala de ‘rumo a novos horizontes’ e deixa pistas

Uma mensagem interna misteriosa da Azul, enviada por leitores, está gerando rumores sobre alguma novidade a ser anunciada em breve.

Na quarta-feira (30), a Azul deixou para seus Tripulantes, como são chamados todos os funcionários da empresa, uma mensagem que esconde um enigma. Trata-se de uma carta interna em que há apenas os dizeres “Estamos prontos para atravessar as nuvens rumo a novos horizontes”.

A mensagem per se não diz muito, mas a parte rumo a novos horizontes está grifada. Atravessar as nuvens pode significar superar a pandemia, mas outros detalhes chamaram a atenção: o desenho do avião que consta na arte se assemelha muito a um Boeing 737 e há alguns desenhos abstratos, curvados e coloridos no canto esquerdo,

Inicialmente, as coisas não se encaixam, porém, ao analisar as cores e a sua disposição, acendeu a lâmpada da ideia em algumas pessoas: Este símbolo colorido poderia ser uma referência à Modern Logistics?

Veja a arte:

O bom filho…

A empresa cargueira Modern Logistics nasceu de dentro da Azul: todos os seus diretores são ex-Azul e fundaram a companhia aérea cargueira também em Campinas, sede de operações da Azul.

Atualmente, a Modern conta com quatro jatos Boeing 737F, da mesma família dos dois 737F da Azul. O modelo de negócio tem semelhanças e diferenças. A Modern atua mais no segmento de logística B2B, enquanto que o diferencial da Azul Cargo é o B2C, em que qualquer indivíduo pode enviar uma encomenda pela empresa.

Se você olhar na arte acima, verá que as cores dos segmentos coloridos são praticamente iguais às da Modern, que tem em seu logo várias letras M em ângulos e cores distintas. Outra hipótese que levantou este rumor foi a recente entrevista de Gerald Lee, fundador da empresa e que já foi Detetive na Polícia de Nova Iorque, executivo na JetBlue e co-fundador da Azul, quando ele não descartou uma parceria com a antiga empresa.

“Não somos concorrentes. Se a Azul Linhas Aéreas Brasileiras Cargo quiser voar mais barato, eu voarei com eles“, afirmou Lee como mostramos aqui anteriormente.

Por fim, os rumores também apontam para este lado já que a Modern quer operar voos cargueiros com aeronaves turboélices ATR, algo que a Azul já faz há uns bons anos.

Mas outras possibilidades, como anúncios de novas rotas ou até compra de outras empresas, que podem ser ou não companhias aéreas, podem surgir. Por enquanto são apenas rumores, mas algo está por vir. Isso é fato.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias