Em pane seca, avião que pulverizava o arroz cai no meio da soja no sul do país

Foto de Philiproyds, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Um avião do modelo Cessna 188 de matrícula PR-REN, com 44 anos de idade, se acidentou após decolar da pista pouso eventual da Fazenda Colorado, município de Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul. As informações constam da base de registros de incidentes e acidentes do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA).

Segundo o que foi registrado no órgão, a aeronave decolou às 15h10 com objetivo de realizar pulverização de defensivos agrícolas em lavoura de arroz, com um piloto a bordo. Após 20 minutos de voo, a aeronave teve um apagamento do motor, que mais tarde foi registrado como uma pane seca (falta de combustível). O que teria acontecido para que a aeronave resultasse sem combustível não foi informado.

Sem alternativas, o piloto realizou pouso de emergência numa lavoura de soja, resultando em danos substanciais à aeronave. Felizmente, o piloto saiu ileso.

Não há fotos publicadas do acidente.

Segundo informações do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), a aeronave PR-REN pertence à Aero Agrícola Rosariense Ltda. e, no dia do acidente, 9 de dezembro, o Certificado de Aeronavegabilidade ainda era válido. Curiosamente, a aeronave foi transferida de dono em setembro desse ano.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias