Em pouso duro, Airbus da Latam ‘quica’ na pista de Guarulhos

O pouso de um avião da LATAM no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, chamou a atenção de quem assistia a transmissão das câmeras ao vivo do aeroporto.

Momento do toque do A320, em cena do vídeo a seguir

O vídeo foi gravado pelo canal SBGR LIVE, que mantém uma câmera ao vivo, 24 horas por dia, 7 dias por semana, apontada para o Aeroporto Internacional de Guarulhos, o maior e mais movimentado do país.

Na gravação, é possível ver o momento em que um Airbus A320 da LATAM procedente de Imperatriz, no Maranhão, faz um pouso bastante forte, com uma razão de descida diferente do que usualmente se observa, que pode ter se caracterizado como um pouso duro. No momento do toque, nota-se uma maior quantidade de fumaça nos pneus, fruto do impacto, além da aeronave literalmente quicar na pista por uma vez, antes de fixar-se no solo e seguir com seu táxi.

Se uma aeronave aterrissa numa razão de descida muito acima da ideal e o impacto é muito forte, é possível que isso resulte em danos à aeronave. Em situações passadas, que reportamos aqui, pousos com uma força muito extrema, além daquela que a estrutura do avião poderia aguentar, levaram a perdas totais. No entanto, esse não pareceu o caso do Airbus da Latam.

Segundo dados meteorológicos da hora, o aeroporto estava com vento relativamente calmo (11 km/h). Veja abaixo o vídeo completo:

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Voo histórico de 60 metros feito por Santos Dumont completa 115...

0
O voo do brasileiro Alberto Santos Dumont, em uma distância de 60 metros com o 14-Bis, no Campo de Bagatelle, em Paris, marcou historicamente aquele 23 de outubro de 1906 e consagrou ainda mais o inventor. O aparelho subiu 2 metros de altura e foi o bastante para a humanidade olhar para cima e para o futuro de forma diferente.